O casarão da rua do Rosário

O casarão da rua do Rosário Menalton Braff


Compartilhe


O casarão da rua do Rosário





Ganhador do Prêmio Jabuti de 2000 e finalista em 2006, o escritor Menalton Braff volta à Bertrand Brasil com seu novo romance: O casarão da rua do Rosário. Mais uma vez ele prova, ao narrar uma complicada saga familiar, o poder de sua escrita e a sua capacidade em descrever situações psicologicamente complexas.

Na trama, cinco irmãs ocupam o casarão da rua do Rosário. Quatro delas solteiras e religiosas praticantes ao fanatismo; a quinta, viúva de um líder sindical, um dos desaparecidos de 1964. Dois irmãos completam a família: um deles casado, funcionário da prefeitura, o outro, solteiro e com deficiência mental. Este último mora numa espécie de edícula do casarão, enquanto o funcionário mora do outro lado da cidade.

A história é contada em primeira pessoa, em cinco partes, com o narrador colado em uma das personagens em cada parte. É uma família com fumos de nobreza em oposição às transformações por que o Brasil vai passando. Os acontecimentos chegam ao início do século XXI, com os filhos da irmã e do irmão casados, em conflito entre si. O filho mais velho do funcionário municipal faz Direito e segue carreira política, chegando a deputado federal da situação já nos fins da ditadura militar. O filho mais velho do líder sindical faz Medicina com especialização em Psiquiatria. Além da história apaixonante, O casarão da rua do Rosário é uma aula sobre história brasileira.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
O casarão da rua do Rosário

Similares


Resenhas para O casarão da rua do Rosário (1)

ver mais
Sobrevivendo à casa
on 22/6/14


Em O Casarão da Rua do Rosário, as inexoráveis marcas do tempo sobre as coisas, sobre as pessoas e sobre os relacionamento são pintadas por Menalton Braff com cores de tristeza, mas com nuances que fogem ao sombrio, marcando a memória com sabores de vitória sobre as adversidades — embora sejam, com frequência, percebidas, a posteriori, como vitórias de Pirro. A ânsia de viver, que encontra acolhida para além do portão pesado do casarão controlado pelas tias solteironas e carolas (Be... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam2
Avaliações 3.6 / 18
5
ranking 11
11%
4
ranking 61
61%
3
ranking 17
17%
2
ranking 11
11%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Marcos
cadastrou em:
25/08/2012 16:15:17
Jenifer
editou em:
17/03/2021 00:01:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR