A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery


Compartilhe


A elegância do ouriço





Um prédio elegante no centro de Paris; uma desconfiada zeladora de meia-idade, fã de Tolstoi e do Oriente; uma garota cáustica, às turras com a família; um senhor japonês sorridente e misterioso. Com esses ingredientes díspares, Muriel Barbery fez do romance A elegância do ouriço a boa surpresa literária de 2006 na França, onde vendeu mais de 850 mil exemplares.

À primeira vista, não se nota grande movimento no número 7 da Rue de Grenelle: o endereço é chique, e os moradores são gente rica e tradicional. Para ingressar no prédio e poder conhecer seus personagens, com suas manias e segredos, será preciso infiltrar um agente ou uma agente ou - por que não? - duas agentes. É justamente o que faz Muriel Barbery em A elegância do ouriço, seu segundo romance.

Para começar, dando voz a Renée, que parece ser a zeladora por excelência: baixota, ranzinza e sempre pronta a bater a porta na cara de alguém. Na verdade, uma observadora refinada, ora terna, ora ácida, e um personagem complexo, que apaga as pegadas para que ninguém adivinhe o que guarda na toca: um amor extremado às letras e às artes, sem as nódoas de classe e de esnobismo que mancham o perfil dos seus muitos patrões.

E ainda há Paloma, a caçula da família Josse. O pai é um figurão da política, a mãe dondoca tem doutorado em letras, a irmã mais velha jura que é filósofa, mas Paloma conhece bem demais o verso e o reverso da vida familiar para engolir a história oficial. Tanto que se impõe um desafio terrível: ou descobre algum sentido para a vida, ou comete suicídio (seguido de incêndio) no seu aniversário de treze anos. Enquanto a data não chega, mantém duas séries de anotações pessoais e filosóficas: os Pensamentos Profundos e o Diário do Movimento do Mundo, crônicas de suas experiências íntimas e também da vida no prédio.

As vozes da garota e da zeladora, primeiro paralelas, depois entrelaçadas, vão desenhando uma espiral em que se misturam argumentos filosóficos, instantes de revelação estética, birras de classe e maldades adolescentes, poemas orientais e filmes blockbuster. As duas filósofas, Renée e Paloma, estão inteiramente entregues a esse ímpeto satírico e devastador, quando chega de mudança o bem-humorado Kakuro Ozu, senhor japonês com nome de cineasta que, sem alarde, saberá salvá-las tanto da mediocridade geral como dos próprios espinhos.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (4)

ver mais
L
A elegância do ouriço
A elegância do ouriço
A Elegância do Ouriço

Similares

(18) ver mais
Como me tornei estúpido
A morte do gourmet
A História de Guilherme O.
Laila e o Mundo das Ideias

Resenhas para A elegância do ouriço (537)

ver mais
Homenagem a René Magritte?
on 1/1/10


Acabo de ler A Elegância do Ouriço de Muriel Barbery, escritora francesa, que encanta com um texto divertido e irônico. A história se passa num elegante bairro de Paris e é narrada por duas personagens diferentes: conhecemos Paloma, uma adolescente esperta, que percebe mais do mundo à sua volta do que deixa transparecer, principalmente em relação à sua família, aos seus amigos e à sociedade em geral; e Renée, zeladora do edifício onde Paloma mora, leitora inveterada, bastante mordaz, ... leia mais

Vídeos A elegância do ouriço (5)

ver mais
Voltei! ? Desabafos, unboxing da book friday e bate-papo literário

Voltei! ? Desabafos, unboxing da book friday

A ELEGÂNCIA DO OURIÇO - Muriel Barbery

A ELEGÂNCIA DO OURIÇO - Muriel Barbery

Muriel Barbery - A elegância do ouriço - Resenha #005

Muriel Barbery - A elegância do ouriço - Rese


Estatísticas

Desejam1.272
Trocam10
Avaliações 4.4 / 5.168
5
ranking 60
60%
4
ranking 28
28%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

16%

84%

Lindenberg
cadastrou em:
06/01/2009 22:54:03
Jenifer
editou em:
03/06/2021 13:02:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR