Um chinês de bicicleta

Um chinês de bicicleta Ariel Magnus


Compartilhe


Um chinês de bicicleta





Em Um chinês de bicicleta, o leitor descobre uma Buenos Aires diferente do centro cosmopolita comumente retratado. O humor típico de Ariel Magnus permeia a obra e nos apresenta Ramiro e Li, dois homens perdidos na vida, metáforas do fracasso e do desespero de toda uma geração que “sofre” a modernidade. Da soma dos dois e de tantos outros, uma narrativa quase antropológica, divertida, vertiginosa e voraz, na qual a visão do outro nunca nos pareceu tão real e, ao mesmo tempo, surreal.

O chinês Li é acusado de incendiar lojas de móveis em Buenos Aires. Uma das testemunhas do julgamento é o portenho Ramiro Valestra, técnico em informática, meio gordinho, sardento e narigudo. Sua vida muda por completo quando é sequestrado pelo oriental durante a fuga em pleno tribunal. Deixará para trás uma mãe alcoólatra, um computador e o carregador de seu iPod, e será levado para o bairro chinês de Buenos Aires.

A partir desse momento, a imersão de Ramiro na desconhecida cultura chinesa pelas ruas de sua cidade natal será completa. O que se vê é um retrato muito especial e um tanto surrealista de um mundo dentro de outro, de uma cultura dentro de outra, e um choque cultural tão comum quanto incomum.

Durante o sequestro (muito estranho, pois ele tem liberdade para andar pelas ruas do bairro), Ramiro percebe que pode começar uma vida nova, longe de seu passado, da ex-namorada judia, da mãe que está sempre bebendo e não o reconhece e do trabalho monótono. As relações entre os personagens serão a chave para isso e para a revelação da grande verdade sobre Li.

Um chinês de bicicleta é, sem dúvida, a história mais criativa e bem-humorada sobre a imigração chinesa na Argentina – na verdade, mais criativa e bem-humorada sobre quase tudo.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Um chinês de bicicleta

Similares

(1) ver mais
A vida em duas rodas (eBook)

Resenhas para Um chinês de bicicleta (2)

ver mais
O barato mais valioso da vida
on 12/10/20


Comprei este livro por R$10 numa bienal. Eu o guardei por muito tempo, pois lendo a sinopse achei que era um livro "para depois". Eu não poderia estar mais errada... Quando num arroubo de coragem resolvi ler toda uma fileira de procrastinação, peguei o livro e lhe dei uma chance. Gente... ? Que livro maluco! Mas é um "maluco ótimo"! Começa pela narrativa engraçada e de tirar o fôlego, literalmente! Os parágrafos são propositalmente grandes e com uma pontuação peculiar, então você lê ... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam6
Avaliações 3.4 / 56
5
ranking 16
16%
4
ranking 36
36%
3
ranking 30
30%
2
ranking 18
18%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Sequeira
cadastrou em:
13/09/2012 21:28:30
Jenifer
editou em:
05/08/2019 00:26:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR