As Aflições do Império

As Aflições do Império Chalmers Johnson


Compartilhe


As Aflições do Império


Militarismo, operações secretas e o fim da república




Nos anos apósa implosão da União Soviética, os Estados Unidos foram primeiramente descritos como a "única superpotência" do globo, em seguida como um "xerife relutante", depois como uma "nação indispensável", e, por fim, no despertar do 11 de setembro, como a "Nova Roma". Neste livro, Chalmers Johnson, autor do aclamado "Blowback", explora intensamente o novo militarismo que está transformando a América e compelindo seu povo a carregar o fardo do império.



Ao evocar as clássicas advertências contra o militarismo - do Discurso de de Despedida de George Washington à denúncia de Dwight Eisenhower acerca do complexo militar-industrial -, Johnson desvela suas raízes no passado remoto. De volta ao presente, ele mapeia a expansão imperial das bases militares e a vasta rede de serviços que lhes servem de apoio. Oferece um olhar arguto à nova classe de militaristas profissionais infiltrado em vários setores do governo, que classificam de "secretas" quaisquer de suas atividades e para quem a manipulação do orçamento militar é de vital importância.



Entre as instigantes conclusões de Chalmers Johnson está a de que o militarismo americano já começa à por fim à era da globalização, promovendo a falência dos Estados Unidos ao criar as condições para um novo século de virulento "blowback". "As Aflições do Império" sugere que a antiga república americana já fez a travesia de seu Rubicão, com o Pentágono à frente.

Edições (1)

ver mais
As Aflições do Império

Similares

(5) ver mais
Blowback
De Fato e De Ficção

Estatísticas

Desejam9
Trocam3
Avaliações 4.3 / 14
5
ranking 43
43%
4
ranking 50
50%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

MBHM
cadastrou em:
05/05/2009 23:52:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR