O tigre na sombra

O tigre na sombra Lya Luft


Compartilhe


O tigre na sombra





Neste O tigre na sombra, Lya é fiel ao seu universo de mistério, magia e dramas humanos muito reais que, de uma forma ou de outra, atingem todos nós. Os difíceis relacionamentos amorosos e familiares são o chão sobre o qual suas personagens caminham. O duelo entre vida e morte subjaz a todos os outros temas. O elemento enigmático permanece em muitas figuras, como a singular Vovinha, que ninguém sabe de onde veio e teria sido antes uma sereia, trazida a terra pelo amor do avô marinheiro, o bebê ciclope, o pai de família atormentado que dorme com revólver debaixo do travesseiro. A filha preferida, Dália, que mergulha em desespero; o tigre que, na sombra de um pequeno bosque inexistente, espreita tudo, ou os afogados da casa da praia chamada Casa do Mar, que à noite vêm para a beira das águas e falam com a personagem principal, Dôda.

Dôda é uma menina diferente. Nasceu com uma perna mais curta, mas, embora deficiente, é a dona de todos os mistérios: trilha caminhos que os outros não alcançam, como o mundo dentro dos espelhos — que, segundo ela, têm vida própria e nos observam. Dôda registra a trama de todos, fala por todos, por todos sente e sofre. Brinca com a criança imaginária de uma mulher sem filhos e é acompanhada, em sua dança por esse mundo onírico, pelos passos de veludo de um dócil tigre de olhos azuis. E dialoga com seu alter ego, ou sua gêmea dentro dos espelhos, Dolores, que em muitos aspectos é como ela gostaria de ser.

O mundo do espelho é lugar da liberdade e da poesia. O avesso real é decepção, tragédia, ruptura, caminho inevitável na busca de identidade de Dôda, a menina que se faz mulher.

O romance todo é surpreendente, mas o final deste surpreende ainda mais. E ficamos, como sempre, encantados e enredados nessa ficção que a cada livro mais se aperfeiçoa e seduz.

Edições (1)

ver mais
O tigre na sombra

Similares

(1) ver mais

Resenhas para O tigre na sombra (38)

ver mais
Morri
on 3/11/21


É uma literatura real. Não sei nem como descrever esse livro em palavras (o que é curioso já que o livro foi escrito com elas). Acompanhamos uma vida descrita em poucas palavras mas de alguma forma mais sincera, forte e delicada do que a de muitas biografias infinitas. Ou pelo menos assim me parece, nunca li muitas biografias. Parece ser tirada direto do subconsciente com pensamentos fragmentados e filosóficos. O tipo de livro que você lê rápido e esquece nunca. Tem que viajar mas v... leia mais

Vídeos O tigre na sombra (2)

ver mais
O tigre na sombra (Lya Luft) | Vandeir Freire

O tigre na sombra (Lya Luft) | Vandeir Freire


Estatísticas

Desejam48
Trocam12
Avaliações 4.1 / 452
5
ranking 41
41%
4
ranking 36
36%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

22%

78%

Ly Cintra
cadastrou em:
04/10/2012 03:15:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR