Barco de Papel

Barco de Papel Carlos Reverbel

Compartilhe


Barco de Papel





Há longos anos cronista do "Correio do Povo" e da "Folha da Tarde" de Porto Alegre, Carlos Reverbel já pertence à paisagem cultural do Rio Grande pela sua postura atenta e levemente mordaz ante aos assuntos do Sul.
Apaixonado por nossa História, pelas manobras tantas vezes risíveis da nossa política, pelos costumes interioranos atualmente em desagregação, Reverbel é o porta-voz da Capital e do Estado, do homem de seu tempo, desolado, irascível, taciturno e esmagado pela conjuntura social.
A imagem do gaúcho que nos dá em suas crônicas já pouco conserva da atmosfera épica que lhe era peculiar. A fisionomia humana que nos mostra é dos habitantes das cidades, afligidos pela violência, pela poluição, pela dureza da vida e o dinheiro minguado.Mesmo quando evoca vida de campanha, é para caracterizar traços de extinção, com a melancolia do historiador que não pode preservar valores mas apenas registrar sua passagem.
Interessado no humano, antes de tudo, Reverbel não perde qualquer de seus aspectos, desde a forma de preparar a galinha com farofa até os apuros com a crise do petróleo. Apossa-se do que acontece no mundo, filtra notícias e fatos e os traduz para o público, com visão ora indignada, ora irônica, ímpeto combativo ou compaixão.
Integrante sempre discreto da geração de intelectuais que marcou a década de 40 em nossa vida cultural, amigo e companheiro de nomes como Moysés Vellinho, Carlos Dante de Moraes, Augusto Meyer, Darcy Azambuja e Erico Veríssimo, manifesta as mesmas atitudes desses, de preocupação com a memória do nosso passado e de crítica do presente. Como eles, é um estilista, mais intuitivo, talvez, direto sempre, inequívoco no que escreve e no endereço do que escreve. É simplesmente justa a reunião, neste volume, de seus melhores escritos. Sua permanência em letra de forma era imperativa.

(Texto de apresentação nas orelhas do livro.)

Edições (2)

ver mais
Saudações aftosas
Barco de Papel

Similares

(3) ver mais
Correio do Povo : 100 anos (1895-1995)
carlos reverbel
Arca de Blau

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Ana Seerig
cadastrou em:
12/11/2012 11:54:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR