Lições de Eclesiastes por uma abordagem pastoral

Lições de Eclesiastes por uma abordagem pastoral Bispo José Damião
0 0



Lições de Eclesiastes por uma abordagem pastoral





Lições de Eclesiastes por uma abordagem pastoral - Em Eclesiastes estão registrados os pensamentos do sábio, um homem que meditou profundamente sobre a vida humana, com suas injustiças e decepções, e concluiu que "tudo é ilusão". O Eclesiastes é o livro do homem sem Deus.

O sábio Salomão analisa a experiência que ele próprio tem das coisas e a experiência dos homens que vivem à sua volta. Como em outros livros sapienciais, o pensamento vai e vem se repete e se corrige. Não há um plano definido; mas trata-se de variações sobre um tema único, a vaidade das coisas humanas, que é afirmada no começo e no fim do livro. Tudo é decepcionante: a ciência, a riqueza, o amor, até mesmo a vida. Esta não é mais do que uma série de atos incoerentes e sem importância, cujo fim é a velhice e a morte, a qual atinge igualmente os sábios e néscios, ricos e pobres, animais e homens.

Eclesiastes apenas quer demarcar as fronteiras entre o espírito e a matéria, entre o divino e o humano, entre Deus e o mundo, entre a sabedoria humana e a divina.

Edições (1)

ver mais
Lições de Eclesiastes por uma abordagem pastoral

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Nosdebispo
cadastrou em:
26/11/2012 17:49:00


logo skoob
"O contato direto com outros leitores incentiva a ler e adquirir livros que nem imaginávamos existir."

Revista Época