Os escritos secretos

Os escritos secretos Sebastian Barry


Compartilhe


Os escritos secretos





Roseanne McNulty é uma idosa que há quase sessenta anos mora em um asilo. Doutor Grene, há décadas o psiquiatra responsável pela instituição, precisa finalizar alguns casos e analisar que pacientes podem ser liberados antes que o governo derrube o prédio em que ela funciona. Ao estudar o caso de Rose, o médico descobre que não conhece as origens dela nem por que foi parar lá. Como esclarecer isso? Perguntar à frágil paciente já com 100 anos e assumir seu descaso não parace uma boa ideia.
O livro é narrado por duas vozes: a de Roseanne, que escreve em seu diário na tentativa de recordar sua história; e a de Dr. Green, que em suas anotações relata a própria vida e a busca por informações sobre a paciente. A estrutura narrativa é um dos pontos que tornam a obra encantadora. Consegue-se ouvir a história da protagonista por vários referenciais, não sabendo nunca em quem acreditar: na idosa com memória fraca, ou nas testemunhas que o médico vai encontrando em sua pesquisa.


Outro ponto muito interessante é que Rose, ao relatar suas lembranças, desde os tempos em que morava com o pai atrás de um cemitério até os dias atuais, parece estar escrevendo para uma pessoa especial. O leitor o tempo todo vai se perguntar: “Será para mim?” Já o outro protagonista, a todo momento, tenta expiar suas culpas e seus pecados.

Com uma história envolvente e repleta de surpresas, "Os escritos eecretos" chega ao Brasil após chamar a atenção da crítica literária, vencer o Costa Book Prize e ser finalista do Man Booker Prize, dois dos mais importantes prêmios de literatura.



Ficção / Romance

Edições (2)

ver mais
Os escritos secretos
The Secret Scripture

Similares

(1) ver mais
Escritos secretos

Resenhas para Os escritos secretos (13)

ver mais
A verdade que o tempo não consegue embotar
on 10/9/14


Já percebi, relendo minhas resenhas, o perigoso caminho que tomo ao (tentar) resenhar um livro logo depois de terminá-lo. Ainda estou tomada pelas sensações causadas pela leitura e, passional que sou, atrevo-me a dar pistas que, talvez, com os dias, não seriam as mesmas, depois de ruminadas em meus pensamentos. Tem sido assim com as boas leituras que fiz nos últimos meses. Elas (as sensações) permanecem comigo, mesmo alguns livros depois, porque, por me tocarem, passam a morar em mim. ... leia mais

Estatísticas

Desejam101
Trocam1
Avaliações 4.1 / 111
5
ranking 50
50%
4
ranking 29
29%
3
ranking 19
19%
2
ranking 1
1%
1
ranking 2
2%

20%

80%

Yasmin
cadastrou em:
14/12/2012 11:53:47
Silvana (@delivroemlivro)
editou em:
10/02/2018 15:18:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR