Safári de Estratégia: Um Roteiro Pela Selva do Planejamento Estratégico

Henry Mintzberg



Safári de Estratégia: Um Roteiro Pela Selva do Planejamento Estratégico





Mintzberg tem demonstrado ser um grande crítico de processos de administração, como também dos atuais cursos de MBA, que na sua opinião fogem muito da realidade dos acontecimentos de uma empresa. Neste livro, juntamente com Ahlstrand e Lampel, ele viaja, ou melhor, como ele mesmo diz, promove um safári na selva do planejamento estratégico, para melhor conhecer este animal que é a estratégia.

Estes três autores fizeram um minucioso levantamento sobre tudo aquilo que se escreveu nos últimos anos sobre estratégia e elaboraram uma excelente classificação de modelos existentes, colocando-os em dez escolas distintas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento, Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola de Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural, Escola Ambiental, Escola de Configuração.

Eles descrevem as principais características de cada Escola, mostrando seus acertos, mas também fazendo uma crítica detalhada dos modelos apresentados. Esta é a principal vantagem deste livro, pois toda vez que lemos algum autor, o que vemos é uma apologia do modelo descrito e, neste caso, temos também um apontamento dos pontos falhos e das inconsistências encontradas.

Edições (2) ver mais
Safári de Estratégia: Um Roteiro Pela Selva do Planejamento Estratégico
Safári de Estratégia
Similares
Resenhas (2) ver mais
on 24/10/11


O livro traça um bom panorama das principais escolas de estratégia, procurando identificar os pontos positivos e negativos. Apesar de, em certo momento, ser tendencioso (os autores indicam claramente serem simpatizantes de determinada escola), é um livro bom para ter uma visão do todo, de sua comple... leia mais
Estatísticas
Desejam21
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 58
5
ranking 40
40%
4
ranking 34
34%
3
ranking 19
19%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

62%

38%

Vivi
cadastrou em:
12/11/2008 14:20:34


logo skoob
"Diferentemente das redes de relacionamento pessoal, o que importa no site não são as fotos dos usuários ou para que time eles torcem, e sim o que merece ou não ser lido."

Estadão