A Revolução dos Bichos

George Orwell...



A Revolução dos Bichos


Um Conto de Fadas




Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

Edições (24) ver mais
A Revolução dos Bichos
A Revolução dos Bichos
A Revolução dos Bichos
A Revolução dos Bichos
Similares (6) ver mais
1984
Admirável Mundo Novo
Resenhas (544) ver mais
Quatro pernas bom, duas pernas ruim!
on 15/2/13


A Revolução dos Bichos, escrito na época da Segunda Guerra Mundial, ataca de forma alegórica o modelo soviético sob a ditadura de Stalin. Dessa maneira, cria-se um retrato muito fiel, por meio dos bichos, do que ocorre de fato na tentativa de implantar o comunis... leia mais

Estatísticas
Desejam3.066
Trocam126
Avaliações 4.3 / 24.220
5
ranking 55
55%
4
ranking 29
29%
3
ranking 12
12%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

38%

62%

Priscily Coelho
cadastrou em:
07/01/2009 13:04:56


logo skoob
"Diferentemente das redes de relacionamento pessoal, o que importa no site não são as fotos dos usuários ou para que time eles torcem, e sim o que merece ou não ser lido."

Estadão