Sábados Inquietos

Sábados Inquietos José Castello


Compartilhe


Sábados Inquietos





Apesar de seus inúmeros textos sobre literatura, José Castello não se considera um crítico literário, mas sim apenas um ávido leitor comum que sofre e viaja com os livros, por isso “Sábados Inquietos” é composto por leituras críticas que lhe tiram o sono. Formado em jornalismo, José Castello já apresentou textos que perpassaram por autores como Machado de Assis, Hilda Hilst, Lewis Carroll, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, Kafka e muitos outros.

A editora LeYa lança em março “Sábados Inquietos” do colunista José Castello do jornal O Globo. Com um compêndio de suas principais críticas, a obra fala sobre “a arte como expressão da loucura ou (...) como opção pela loucura”, sobre o que é literatura, sobre crônicas, sobre palavras e sobre a leitura que nada mais é do que “errar, vacilar e fugir”. Sempre guiado por seus impulsos, intuições e conhecimentos literários, as críticas de Castello são publicadas aos sábados e possuem um leque de personagens e histórias sobre a literatura e seus principais expoentes.

Sendo um dos jurados do Prêmio LeYa e ganhador de diversos prêmios, entre eles o Jabuti pelo romance “Ribamar “ (Bertrand Brasil, 2010), Castello nos oferece um texto tocante e singelo. “Sábados Inquietos”, a coluna agora transformada em livro, vai te mostrar a real literatura, de um leitor para outro.

Edições (1)

ver mais
Sábados Inquietos

Similares


Resenhas para Sábados Inquietos (2)

ver mais
Um "Castello" de crônicas
on 20/6/15


Sábados Inquietos traz crônicas literárias de José Castello publicadas aos sábados em O Globo entre janeiro de 2007 e março de 2012. Foram mais de duas centenas nesse tempo e as selecionadas aqui são as cem melhores segundo ele. Não tratam apenas de lançamentos ou reedições de livros; falam também de autores, acontecimentos literários, preferências, referências etc. Nenhuma crônica é muito longa (em média cada uma tem cerca de três páginas, por aí), são todas fáceis de ler, estão ... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam2
Avaliações 3.9 / 29
5
ranking 21
21%
4
ranking 59
59%
3
ranking 17
17%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Tatiany Leite
cadastrou em:
05/03/2013 12:04:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR