Ciência com consciência

Edgar Morin



Ciência com consciência





Esta obra enfrenta o duplo desafio: apontar problemas éticos e morais da ciência contemporânea, cujos múltiplos e prodigiosos poderes de manipulação, nascidos das tecnociências, têm imposto ao cientista, ao cidadão e à humanidade inteira o problema do controle político das descobertas científicas, e a necessidade epistemiológica de um novo paradigma que rompa os limites do determinismo e da simplificação, e incorpore como parâmetros necessários à compreensão da realidade.
" ... as ciências humanas não têm consciência dos caracteres físicos e biológicos dos fenômenos humanos. As ciências naturais não têm consciência da sua inscrição numa cultura, numa sociedade, numa história. As ciências não têm consciência do seu papel na sociedade. As ciências não têm consciência dos princípios ocultos que comandam as suas elucidações. As ciências não têm consciência de que lhes falta uma consciência..."

Edições (2) ver mais
Ciência com consciência
Ciência com consciência
Similares
Estatísticas
Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 31
5
ranking 52
52%
4
ranking 23
23%
3
ranking 19
19%
2
ranking 0
0%
1
ranking 6
6%

51%

49%

Eduardo Machado
cadastrou em:
11/06/2009 21:23:46


logo skoob
"Quem dedica boa parte de seu tempo livre às ferramentas de rede social, como Orkut e MySpace, tem agora um novo passatempo."

A Notícia