Debaixo de algum céu

Debaixo de algum céu Nuno Camarneiro


Compartilhe


Debaixo de algum céu





Num prédio encostado à praia, homens, mulheres e crianças – vizinhos que se cruzam mas se desconhecem – andam à procura do que lhes falta: um pouco de paz, de música, de calor, de um deus que lhes sirva. Todas as janelas estão viradas para dentro e até o vento parece soprar em quem lá vive: uma viúva sozinha com um gato, um homem que se esconde a inventar futuros, o bebê que testa os pais em conflito, o reformado que constrói loucuras no porão, uma família quase normal, um padre com uma doença de fé, o apartamento vazio cheio dos que o deixaram. O elevador sobe cansado, a menina chora e os canos estrebucham. É esse o som dos dias, pois não há maneira de o medo se fazer ouvir.

A semana em que decorre esta história é bruscamente interrompida por uma tempestade que deixa o prédio sem luz e suspende as vidas das personagens – como uma bolha no tempo que permite pensar, rever o passado, perdoar, reagir, e ser também mais vizinho. Entre o fim de um ano e o começo de outro, tudo pode realmente acontecer – e, nesse ínterim, nasce Cristo e salva-se um homem.

Com imagens de extraordinário fulgor a que o autor nos habituou com o seu primeiro romance, Debaixo de algum céu – obra vencedora do Prêmio LeYa em 2012 – retrata de forma límpida e comovente o purgatório que é a vida dos homens e a busca que cada um empreende pela redenção.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Debaixo de algum céu

Similares


Resenhas para Debaixo de algum céu (7)

ver mais
on 23/9/20


DEBAIXO DE ALGUM CÉU (2011), de Nuno Camarneiro. Segundo livro desse jovem escritor português que leio. O primeiro foi NO MEU PEITO NÃO CABEM PÁSSAROS, em 2012. Neste, temos uma fio narrativo principal, em terceira pessoa, no qual um narrador onisciente nos vai apresentando os personagens - um grupo de moradores de um prédio próximo a uma praia. Há, também, narrativas em primeira pessoa, nas quais podemos ouvir a voz de alguns desses personagens. Tudo sem muita complicação, já vi... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam3
Avaliações 3.8 / 41
5
ranking 32
32%
4
ranking 27
27%
3
ranking 34
34%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Marcos
cadastrou em:
08/04/2013 14:03:39
Jenifer
editou em:
02/10/2020 13:05:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR