O amor de uma boa mulher

O amor de uma boa mulher Alice Munro


Compartilhe


O amor de uma boa mulher





Em O amor de uma boa mulher - publicado originalmente em 1998 e vencedor, nos Estados Unidos, do National Book Critics Circle Award -, Alice Munro oferece ao leitor mais uma fornada de seus contos de fôlego, marcados pela destreza dos planos cinematográficos e pelo olhar duplo, ao mesmo tempo panorâmico e intimista. A canadense fez das pequenas cidades espalhadas pelo condado de Huron o território privilegiado de sua ficção e detecta nas franjas do meio rural aqueles indivíduos de algum modo deslocados da norma. A velhice, a doença, o transtorno mental ou a simples diferença com relação à maioria pontuam os textos.

Em Munro, há uma intuição de que a condição feminina se conecta por vários caminhos com a marginalidade. Uma personagem do conto Jacarta sobrevive dando aulas de ballet depois que o marido jornalista supostamente morre num país distante; a protagonista de Ilha de Cortes deseja ser escritora, mas fracassa; Pauline, a jovem mãe de As crianças ficam, tem uma aparência peculiar que a faz ser convidada para interpretar o papel de Eurídice numa montagem teatral amadora, experiência que irá transformar a sua vida.

Retrocedendo da atualidade à década de 1950, as narrativas flagram um período em que, para as mulheres, o trabalho muitas vezes servia apenas como um intervalo entre o casamento e a chegada do primeiro filho. Na verdade, tratava-se de um hiato particularmente propício ao desconforto, pois aqueles foram os anos que precederam a Revolução Sexual. A posição gauche dessas mulheres as aproxima de zonas mentais obscuras, colocando-as em xeque diante da vida social. É como se a precisão do roteiro traçado para os homens se opusesse à precariedade e à deriva dos destinos femininos.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O amor de uma boa mulher

Similares

(16) ver mais
Mulheres que não sabem chorar
Falsos segredos
Ódio, amizade, namoro, amor, casamento
Amiga de juventude

Resenhas para O amor de uma boa mulher (24)

ver mais
Munro É Desoladamente Maior Do Que Sua Fama

A Academia Real Sueca foi dura com Alice Munro. Há anos que seu nome era cogitado entre os prováveis vencedores do Nobel de Literatura, mas somente em 2013, fez-se feita justiça a sua obra. Essa reservada senhorinha canadense é considerada, com toda razão, a maior contista da atualidade. Conhecida como "Tchecov de Saias", qualquer outro elogio que possa ser feito a seu respeito passa a ser absolutamente redundante. Suas narrativas têm como cenário as pequenas cidades da região de Ont... leia mais

Vídeos O amor de uma boa mulher (2)

ver mais
O Amor de Uma Boa Mulher, de Alice Munro

O Amor de Uma Boa Mulher, de Alice Munro

[Resenha] O Amor de Uma Boa Mulher, Alice Munro

[Resenha] O Amor de Uma Boa Mulher, Alice Mun


Estatísticas

Desejam239
Trocam4
Avaliações 4.1 / 238
5
ranking 37
37%
4
ranking 41
41%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Helena
cadastrou em:
03/05/2013 20:44:47
Jenifer
editou em:
27/08/2019 20:11:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR