Imagine

Imagine Julia Baird


Compartilhe


Imagine


Crescendo com Meu Irmão John Lennon




Imagine só - Crescendo com meu irmão John Lennon, de Julia Baird, não segue a tendência das biografias "definitivas", baseadas numa pesquisa exaustiva e no objetivo de reproduzir a vida do biografado com toda minúcia. Paradoxalmente, porém, pela proximidade da autora com o biografado, esta é uma biografia ao mesmo tempo mais e menos minuciosa. Menos, ao não ser extensiva a toda a vida do biografado, e mais, ao se basear, para o período e os aspectos que aborda, na memória direta e nas informações de primeira mão da autora. Além de um índice remissivo não apenas de nomes, mas também de momentos/situações chave na vida de Lennon, o livro conta com prefácio e posfácio da autora ? e com uma amostra generosa de sua coleção particular de fotografias familiares inéditas.
Certa vez John Lennon afirmou que os Beatles eram mais famosos que Cristo. Essa fama acarreta, quanto ao conhecimento dos personagens, um efeito duplo: de um lado, sabe-se "tudo" de suas vidas; de outro, tal familiaridade impede o recuo necessário para passar por cima dos mitos cristalizados no caminho. Se se sabe tudo, nada há a questionar e, principalmente, a descobrir. Este é o ponto de partida da meia-irmã de Lennon ao escrever sua biografia. Ou seja, que muitas das certezas sobre sua vida são mitos.
Não no sentido de serem mentiras factuais, mas no de serem tão erroneamente interpretados que já não correspondem à verdade. Nas esclarecedoras palavras da autora: "Este livro é a minha tentativa de dar sentido à minha própria vida e a do meu meio-irmão John. Todas as famílias têm histórias secretas e a maioria passa suas vidas tentando mantê-las escondidas até mesmo uns dos outros. Na nossa, entretanto, as histórias escondidas têm sido penduradas em uma tela gigante nos céus, convidando à verificação e crítica de todos e à pesquisa e dissecação dos especialistas em Beatles e em John. Tivemos que deixá-los continuar, sabendo que grande parte as histórias estavam erradas. Na verdade, tantas coisas inexatas têm sido escritas sobre John e nossa família que, às vezes, tenho que lembrar a mim mesma as verdades básicas.". Verdades básicas dadas, agora, a público.
O primeiro e principal mito, naturalmente, é quanto à sua própria mãe, a grande e grandemente problemática personagem de sua(s) vida(s). Os fatos básicos são conhecidos: a ausência do pai, a "desistência" de criar o filho, que é então entregue à tia Mimi, quando, na verdade, não lhe teria sido dada opção... Há ainda novas visões da adolescência e do primeiro casamento de Lennon, assim como de seus primórdios musicais, entre outros.
Em meio às revisões e nuançamentos que o livro empreende, há ao menos um reforço que não chega a surpreender. Trata-se da imagem de Yoko Ono. A meia-irmã de Lennon não diz nada dela, diretamente. Mas diz algo sobre ela ao narrar seu comportamento quanto à casa de Liverpool que Lennon deixou para as irmãs. E que Yoko doa ao Exército da Salvação local sem comunicá-las. Ela é fria e áspera ao conversar com a cunhada ao telefone, além de não recuar de sua decisão unilateral - incluindo ignorar as "provas" que exige da cunhada sobre a destinação da casa dada por Lennon. Considerando a fortuna formidável que ela mesma herdou, a cena é, no mínimo, bastante constrangedora.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Imagine

Similares

(2) ver mais
The Beatles
JOHN LENNON

Resenhas para Imagine (3)

ver mais
Uma outra história sobre John Lennon
on 29/12/09


Toda história tem, no mínimo, dois lados. Se tivessemos um comportamento ideal, ouviríamos os dois antes de formar opiniões e sair falando por aí - e não agimos no ideal frequentemente. Lendo "Imagine - crescendo com meu irmão John Lennon", de Julia Baird, acabamos conhecendo o outro lado da história de John, narrado - pelo título já dá pra perceber - por sua meio-irmã. Ao contrário do que filmes feitos para tv e a mídia disseram por todos esses anos, a mãe de John não era a desajeita... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam12
Avaliações 3.9 / 198
5
ranking 35
35%
4
ranking 28
28%
3
ranking 30
30%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

22%

78%

Kemi
cadastrou em:
07/01/2009 16:14:02
pitypooralfie
editou em:
11/04/2017 00:46:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR