Rin Tin Tin

Rin Tin Tin Susan Orlean


Compartilhe


Rin Tin Tin


A Vida e a Lenda




Ele achava que o cão era imortal.

Assim começa a vasta, poderosa e comovente narrativa de Susan Orlean sobre a jornada de Rin Tin Tin – de sobrevivente órfão a astro do cinema e ícone internacional do showbiz.

Suzan, redatora da New Yorker chamada de “patrimônio nacional” pelo Washington Post, passou cerca de dez anos pesquisando e escrevendo sua mais cativante obra: a história de um cão que nasceu em 1918 e nunca morreu.

A narrativa começa num campo de batalha francês da Primeira Guerra Mundial, quando Lee Duncan, um jovem soldado americano, descobre um sobrevivente: um pastor-alemão recém-nascido nas ruínas de um canil bombardeado. Para Duncan, que passou parte da infância num orfanato, a sobrevivência do cão fora um milagre. Havia algo em Rin Tin Tin que o compelia a compartilhá-lo com o mundo. Duncan o levou, então, para a Califórnia, onde suas aptidões físicas e a capacidade de representar chamaram a atenção da Warner Bros. Durante os dez anos seguintes, Rinty estrelou 23 sucessos do cinema mudo que salvaram o estúdio da falência e fizeram dele o cão mais famoso de todos os tempos. No auge da popularidade, Rin Tin Tin foi o campeão de bilheteria de Hollywood.

Ao longo das décadas seguintes, Rinty e seus descendentes fizeram a conturbada jornada do cinema mudo ao falado, do preto e branco à cor, do rádio à televisão, culminando no seriado de TV As Aventuras de Rin-Tin-Tin, um dos mais populares programas da época do baby boom. O legado do cão herói foi consolidado por Duncan e alguns outros – como Bert Leonard, o produtor do seriado da TV, e Daphne Hereford, a proprietária do atual Rin Tin Tin –, que dedicaram a vida para assegurar a imortalidade da lenda.

Na essência de Rin Tin Tin – a Vida e a Lenda há um tocante estudo do duradouro vínculo entre os humanos e os animais. Mas o livro é também uma história ricamente matizada da indústria do entretenimento e do empreendedorismo no século XX. Abarcando um período de 90 anos, ele aborda a mudança de status dos cães, de ajudantes em fazendas a membros diletos das famílias urbanas, da origem do treinamento para a obediência à evolução genética das raças, da ascensão de Hollywood ao passado e presente dos cães de guerra.

Rico de humor e emoção, repleto de momentos que certamente levarão o leitor às lágrimas, Rin Tin Tin fez parte da prestigiadíssima lista dos 100 MELHORES LIVROS DO ANO do New York Times, principalmente por ser uma mescla irresistível de história, humanismo e maestria narrativa – esplêndida celebração de um grande ícone universal por uma das mais talentosas escritoras da atualidade.


Animais de Estimação / Aventura / Drama / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Rin Tin Tin

Similares

(53) ver mais
Uggie: The Artist
Rin Tin Tin and Call to Danger
Hollywood Nua e Crua
Hollywood Nua e Crua - Parte I

Resenhas para Rin Tin Tin (14)

ver mais
Resenha: Rin Tin Tin
on 6/8/13


Resenha: Quem nunca ouviu falar de Rin Tin Tin, também conhecido como Rinty, um dos cães mais famosos do cinema? E mesmo que o leitor não o conheça, a autora Susan Orlean apresenta uma história complexa e muito bem trabalhada, diante de pesquisas extensas e relatos emocionantes. Neste enredo, conhecemos então a vida e a personalidade em geral de Lee Duncan, desde a época de garoto até quando estava adentrando em sua vida profissional – no exército –, e inclusive quando encontrou o cão.... leia mais

Estatísticas

Desejam47
Trocam4
Avaliações 3.9 / 58
5
ranking 31
31%
4
ranking 41
41%
3
ranking 22
22%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Marcelo
cadastrou em:
04/06/2013 12:44:01
Pri Paiva
editou em:
05/02/2016 10:10:55
Pri Paiva
aprovou em:
05/02/2016 10:11:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR