Os transparentes

Os transparentes Ondjaki


Compartilhe


Os transparentes





Neste romance do escritor angolano Ondjaki, o leitor encontrará um retrato extraordinário dos dramas humanos que compõem a sociedade de Luanda. A cidade ganha um painel de histórias ficcionais enraizadas na vivência, no cotidiano e no talento narrativo do autor.

Os protagonistas de Os transparentes são pessoas simples, habitantes da cidade de Luanda que vivem e compartilham seus afetos e suas memórias. São personagens surpreendentes, ricos em complexidade humana, que desejam, choram, festejam, lutam e fantasiam.

Odonato, Xilisbaba, Amarelinha, AvóKunjikise e MariaComForça moram em um edifício no LargoDaMaianga, centro de Luanda. Outras pessoas, como o VendedorDeConchas, o Cego e o Carteiro, passam eventualmente por ali. Eles contam suas histórias, relembram os tempos da guerra e fazem planos para o futuro.

Aparecem também personagens como autoridades, fiscais, jornalistas, pesquisadores, todos interessados nas riquezas naturais do país e enredados na experiência urbana de uma grande cidade africana. São histórias íntimas e coletivas, problemas individuais e familiares que traçam um painel de uma Angola cheia de contrastes, vivendo a transição muitas vezes difícil entre a cultura arraigada e a chegada do novo.

Neste romance o estilo do autor permanece inconfundível, tanto por seu humor franco conjugado à crítica inteligente como por sua habilidade narrativa que sempre leva o leitor a uma vigorosa aventura ficcional.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Os transparentes
Os transparentes

Similares

(9) ver mais
Os da minha rua
Bom dia camaradas
Aprender a rezar na era da técnica
Barroco Tropical

Resenhas para Os transparentes (16)

ver mais
Um romance complexo, mas revestido de levezas
on 26/9/22


Vencedor do Prêmio Saramago em 2013, o romance "Os transparentes" (2012), do angolano Ondjaki, retrata uma Luanda pós-independência a partir do protagonismo atribuído a um edifício de sete andares localizado na zona central e degradada de Maianga. Trazendo aquilo que é mais característico da escrita do autor, a narrativa é marcada por um ritmo humano frenético: com Ondjaki nos pegando pela mão, transitamos pelos cantos concretos e metafóricos de Luanda saltando de personagem em persona... leia mais

Estatísticas

Desejam119
Trocam1
Avaliações 4.4 / 178
5
ranking 59
59%
4
ranking 27
27%
3
ranking 12
12%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Marcos
cadastrou em:
04/06/2013 14:03:40
Jenifer
editou em:
17/08/2021 15:39:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR