A morte do gourmet

A morte do gourmet Muriel Barbery


Compartilhe


A morte do gourmet





No romance de estreia de Muriel Barbery, autora do best-seller A elegância do ouriço, o maior crítico de gastronomia da França é desenganado pelos médicos e decide perscrutar a memória em busca do gosto perfeito.

Em seu leito de morte, o grande crítico gastronômico Pierre Arthens é tomado pela última obsessão: lembrar-se do sabor que mais o enfeitiçara. A viagem aos meandros do paladar começa na infância do protagonista, quando as artes culinárias da avó desabrocharam seu talento, e termina na consagração do profissional que celebrava deliciando uma simples sardinha frita ou um inesquecível sorbet de laranja. No caminho, ele descreve a descoberta dos sashimis; a sensualidade dos tomates amorosamente colhidos na horta da casa de sua tia; o primeiro gole de uísque; o aveludado erótico da ostra.

Sabores e odores misturam-se na memória do agonizante. Em contraponto às suas recordações surgem as vozes das vítimas de seu cinismo e egoísmo: a mulher e os filhos, a amante, o aluno, o gato de estimação e até mesmo a concierge Renée, que os leitores de Muriel Barbery conheceram em A elegância do ouriço.

Para idealizar certos cardápios e receitas de A morte do gourmet, romance traduzido em doze línguas, a autora contou com a colaboração de Pierre Gagnaire, um dos mais conceituados chefs da França, agraciado com três estrelas no Guia Michelin.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
A morte do gourmet

Similares

(2) ver mais
A elegância do ouriço
Une rose seule

Resenhas para A morte do gourmet (21)

ver mais
Tédio e pretensão
on 24/9/09


Me surpreendi positivamente com o "A elegância do ouriço", da mesma autora, tanto que fui atrás de outros títulos de Muriel Barbery. Agora, o que dizer desse "A morte do gourmet"? Segundo indicação da editora brasileira responsável pela publicação, trata-se do romance de estreia de Barbery (2000), que recebeu inclusive um prêmio de Melhor Livro de Literatura Gourmande. O que posso dizer é que me entediei do começo até o último parágrafo. Em nenhum momento o livro surpreende ou empolga.... leia mais

Estatísticas

Desejam72
Trocam2
Avaliações 3.4 / 212
5
ranking 16
16%
4
ranking 30
30%
3
ranking 36
36%
2
ranking 16
16%
1
ranking 2
2%

21%

79%

Felipe
cadastrou em:
22/06/2009 20:17:27
Jenifer
editou em:
08/04/2022 18:21:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR