As miniaturas

As miniaturas Andréa del Fuego


Compartilhe


As miniaturas





Um romance poético e delicado sobre a tênue fronteira que separa o sonho da realidade. Da autora de Os Malaquias, livro vencedor do Prêmio Saramago.

Num prédio que pode ou não existir, as pessoas se acumulam em um vasto saguão, na fila por um elevador. É o Edifício Midoro Filho, um marco imponente no centro da cidade, dezenas de andares empilhados numa arquitetura sóbria e funcional. Conforme se espalham pelos corredores, funcionários e visitantes ocupam as salas burocraticamente decoradas dos oneiros.

Cada oneiro atende sempre as mesmas pessoas. Elas não podem se conhecer e tampouco manter algum parentesco. Mas o sistema não é infalível, e, naquela manhã, o oneiro percebe que o rapaz diante de si é filho de uma de suas clientes. Conforme conduz a sessão de sonhos, oferecendo ao rapaz as miniaturas plásticas que servirão de guia durante seu torpor, o oneiro decide não comunicar à administração sobre o erro.

A partir desse equívoco burocrático, o oneiro abandonará cada vez mais seu rigoroso código de conduta para se envolver na vida do rapaz e de sua mãe, uma taxista que sobrevive a duras penas após o sumiço do marido. Numa prosa de arrebatadora força poética, Andréa del Fuego levará o leitor a um universo onde a fronteira entre sonho e realidade é tratada com um misto de rigor kafkiano e minimalismo oriental. No jogo das pequenas esculturas plásticas que auxiliam os clientes durante as sessões com os oneiros, a autora ilumina as brechas que existem entre o real e o imaginado, o amor e a dedicação.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
As miniaturas
As miniaturas

Similares

(2) ver mais
Os Malaquias
A pediatra

Resenhas para As miniaturas (12)

ver mais
on 12/4/18


Andréa del Fuego, numa entrevista a Rodrigo Simon, da Univesp, diz o seguinte sobre "As Miniaturas": "O oneiro é uma pessoa que trabalha no edifício Midoro Filho e que sugere sonhos para as pessoas que não sabem que lá frequentam. É como se o edifício fosse uma condição para sonhar. As pessoas passam pelo edifício ainda no estágio de sono - elas nem estão sonhando ainda - e o oneiro sugere estes sonhos através de objetos corriqueiros, vagabundos, que são as miniaturas de plástico q... leia mais

Estatísticas

Desejam40
Trocam1
Avaliações 3.6 / 121
5
ranking 15
15%
4
ranking 47
47%
3
ranking 35
35%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

25%

75%

Marcos
cadastrou em:
29/06/2013 15:54:56
Alê | @alexandrejjr
editou em:
23/08/2022 15:30:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR