Se não existem chefes perfeitos, o que realmente distingue um ótimo chefe?
Ele tem algo que ofusca suas deficiências: a confiança das pessoas que escolhem segui-lo.
Baseando-se em pesquisas e exemplos da vida real, Jill Geisler apresenta
os maiores desafios enfrentados pelos chefes e explica a maneira certa de
agir. Ela afirma que os gerentes decepcionam as pessoas diariamente, mas
diz que eles não devem cair na armadilha de tentar agradar a todos. O ideal é deixar claro quais são os valores que pautam suas decisões.
Segundo Jill, o chefe também força as pessoas a sair da zona de conforto, exigindo que aprendam habilidades novas e superem seus limites. A autora aconselha a não intimidar nem ameaçar os funcionários, pois o tratamento de choque raramente traz bons resultados. O correto é entender como cada um reage à pressão e aumentá-la ou reduzi-la de acordo com a situação.
Com uma longa experiência liderando equipes bem-sucedidas, Jill oferece dicas valiosas para o chefe aprimorar cada elemento de sua gestão, entre eles a colaboração, a comunicação, a resolução de conflitos, a motivação, o feedback e o coaching. Entre outras coisas, ela ensina a:
• Liderar com inteligência emocional
• Identificar o que os funcionários nunca esquecem e nunca perdoam
• Não tratar todos os funcionários da mesma maneira
• Fornecer feedback negativo sempre que necessário
• Parar de consertar erros e começar a orientar
Não importa se você é novo na posição de chefia, um gerente experiente, um aspirante a uma promoção ou simplesmente um funcionário que busca
melhores condições no emprego, este livro prova que aprendizado, liderança
e o dia a dia no trabalho podem – e devem – ser divertidos.