Cidadania Insurgente

Cidadania Insurgente James Holston


Compartilhe


Cidadania Insurgente


Disjunções da democracia e da modernidade no Brasil




No início da década de 1970, em plena ditadura militar, diversas associações comunitárias se estabeleceram nos bairros mais distantes e carentes de São Paulo. Seu objetivo imediato era representar os interesses de moradores ameaçados de despejo por ocuparem terrenos supostamente invadidos. Capangas contratados por empresas e particulares inescrupulosos tornavam nulos os contratos e prestações honrados com enorme sacrifício por centenas de chefes de família. Marginalizadas por um emaranhado jurídico especialmente planejado para confundi-las, essas pessoas passaram a lutar por seus direitos com as armas de seus piores inimigos: a lei e a Justiça.
Cidadania insurgente reconstitui a história dos movimentos comunitários responsáveis pelas modalidades de participação democrática que vêm transformando profundamente a sociedade brasileira. Para refazer essa trajetória, James Holston, professor de antropologia na Universidade da Califórnia (Berkeley), explica os processos formadores da sociedade brasileira desde o período colonial até a atualidade, apontando os instrumentos empregados pelas elites para assegurar sua dominação política e econômica, e expondo a natureza ao mesmo tempo inclusiva e desigual de nossa cidadania.
O autor expande a análise até as origens do Estado, construindo um autêntico tratado histórico-sociológico sobre as contradições da modernidade no Brasil.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
Cidadania Insurgente

Similares


Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Ciça
cadastrou em:
20/08/2013 09:29:48
Alexandre
editou em:
11/08/2015 16:17:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR