Norte

Norte Edmundo Paz Soldán


Compartilhe


Norte





Assassinatos brutais cometidos nas vizinhanças de ferrovias aterrorizam os Estados Unidos. O criminoso degola e sangra suas vítimas a facadas. Quase sempre as estupra, antes ou depois de mortas. Em seguida, calmamente abre a geladeira da vítima e se regala com um sanduíche de presunto, um copo de leite ou uma lata de cerveja enquanto assiste à TV. Quando as autoridades divulgam que o suspeito dos crimes pode ser de origem hispânica, uma onda de preconceito e violência contra os imigrantes se alastra pelo país.

Esse serial killer se torna a obsessão de Rafael Hernández, um modesto policial militar do Texas, descendente de mexicanos. Divorciado e distante dos filhos adolescentes, ele se refugia de seus problemas pessoais no trabalho e nas relações casuais com prostitutas.

Outra personagem central no romance, a boliviana Michelle, jovem pós-graduanda em estudos literários, vive às voltas com sua desastrosa paixão por Fabián, professor e ensaísta brilhante, cuja utopia intelectual é elaborar uma teoria geral da ficção latino-americana. Mas, em vez de escrever enfadonhos ensaios e papers sobre crítica literária, Michelle prefere desenhar histórias em quadrinhos protagonizadas por zumbis e ambientadas nos desertos da fronteira entre o México e os Estados Unidos.

A história desses dois personagens irá se entrelaçar com a vida do obscuro camponês mexicano Martín Ramírez, que chegou aos Estados Unidos fugindo da guerra revolucionária no México. Errante pelas ruas e estações de trem, esfarrapado e sem documentos, Martín é recolhido a um manicômio na Califórnia com o diagnóstico de demência catatônica. Seu enorme talento como desenhista será o elo insuspeito entre as múltiplas vozes da trama de Norte.

Crime / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance policial

Edições (2)

ver mais
Norte
Norte

Similares


Resenhas para Norte (14)

ver mais
American nightmare
on 24/4/14


“Todos os seres vivos tremem diante da violência. Todos temem a morte, todos amam a vida. Projete você mesmo em todas as criaturas. Então, a quem você poderá ferir? Que mal você poderá fazer?” (Buda) NORTE une três histórias e quatro personagens em uma narrativa intensa, crua e desconcertante. Edmundo Paz Soldán nos apresenta a vida e os dramas de Jesús, um serial killer “disfarçado” de professor, que ficou conhecido como The Railroad Killer, pois cometia seus crimes nas proximida... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 3.6 / 55
5
ranking 24
24%
4
ranking 42
42%
3
ranking 24
24%
2
ranking 7
7%
1
ranking 4
4%

35%

65%

Marcos
cadastrou em:
08/11/2013 20:46:10
Jim
editou em:
29/05/2020 21:25:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR