Anotações de Da Vinci

Anotações de Da Vinci Leonardo da Vinci


Compartilhe


Anotações de Da Vinci


Por Ele Mesmo




Um gênio renascentista - é o mínimo para definirmos Leonardo da Vinci. Renomado artista e célebre cientista, matemático e mecânico de sua época, buscou na natureza e no naturalismo as origens de uma nova ciência: a experimental, que é investigativa, baseada na observação e na experiência, e na qual a própria natureza era interrogada e obrigada a fornecer as respostas.

Leonardo da Vinci considerou a arte e a ciência como tendo a mesma finalidade, ou seja, o conhecimento da natureza, excluindo da investigação científica toda a autoridade e toda a especulação que não tivesse o seu fundamento na experiência. Com ele, tornou-se evidente o vínculo existente entre arte e ciência, pois via ambas como instrumentos de investigação da natureza.

Leonardo não se cansava de privilegiar o olho sobre todos os demais orgãos do sentido: talvez por isso dizia que "a pintura é poesia que se vê e não se ouve e a poesia é pintura que se ouve, mas não se vê. Mas, mais que o ouvido, o olho é nosso orgão mais precioso".

O senso observador de Leonardo da Vinci o fez antecipar-se a muitos de seus pares com projetos magníficos e ousados para o seu tempo, a exemplo de máquinas voadoras, telescópios, entre outros.

Suas anotações contém uma imensidade de intuições extremamente felizes, com registros de suas descobertas, de sinais precursores nos diversos campos da ciência, além de serem uma testemunha da perseverança deste ser que encontrou na natureza uma imensa fonte de investigação científica.

Neste trabalho, que a Madras Editora traz aos seus leitores, estão anotações de Da Vinci feitas por ele mesmo e que são uma contribuição a todos os buscadores e estudiosos que desejam seus conhecimentos.

Artes

Edições (1)

ver mais
Anotações de Da Vinci

Similares

(1) ver mais
Os grandes artistas Gótico e Renascimento

Resenhas para Anotações de Da Vinci (2)

ver mais
Muito Além do Seu Tempo
on 27/8/10


O livro traz pensamentos e anotaçãoes desordenadas de Da Vincci. Imagino que ele seguia a ordem dos seus pensamentos. As idéias vinham e ele simplesmente as escrevia. É incrível como naquela época ele pensasse em tantas coisas, que talvez nos tempos de hoje poucos nem cogitam pensar. O resumiria como alguém com uma mente iluminada, que veio pra descobrir mais do que o homem acharia que fosse possível. Não se dedicou apenas a uma área, o que o torna um ser humanos rico em conheciment... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam2
Avaliações 3.9 / 28
5
ranking 36
36%
4
ranking 32
32%
3
ranking 25
25%
2
ranking 4
4%
1
ranking 4
4%

43%

57%

A.N.D.E.R.S.O.N
cadastrou em:
14/07/2009 20:05:28
Gustavo Sifuentes
editou em:
28/02/2021 17:51:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR