Lionel Asbo

Lionel Asbo Martin Amis


Compartilhe


Lionel Asbo


Estado da Inglaterra




Lionel Asbo sobrevive de negócios escusos no subúrbio de Londres. Mas o que ele mais gosta de fazer mesmo é espancar aqueles que ousam se colocar em seu caminho no distrito de Diston Town, onde mora com o sobrinho Desmond Pepperdine e seus dois pitbulls, Joe e Jeff. A vida na pequena criminalidade é uma verdadeira vocação. Desde a infância, ele acumula episódios de arruaça e passagens por diversas prisões inglesas. Não à toa, decidiu mudar seu registro de batismo, adotando como sobrenome a sigla Asbo (em inglês, Condição de Comportamento Antissocial).
Filho caçula de sete irmãos (todos, menos ele e a irmã Cilla, batizados com nomes dos Beatles: John, Paul, George, Ringo e até o “esquecido” Stuart), Lionel tem uma namorada, Cynthia, que conhece desde a infância. Mas a pessoa mais próxima dele é o sobrinho Desmond, em tudo diferente do tio.
Se Lionel tem um físico atarracado e pálido, típico dos ingleses de classe média baixa, Desmond chama a atenção por seu porte esguio e por sua pele morena, herdada do pai (um negro que sua mãe não encontrou mais que duas vezes na vida). Sem ter conhecido o pai, Desmond perde também a mãe na adolescência. A partir de então, algumas de suas características se acentuam: a timidez, o romantismo, a dedicação aos estudos e o cuidado com os outros, especialmente com seu tio arruaceiro, que Desmond tenta manter sob controle.
Desmond é a esperança da família, ainda que entre os Pepperdine apenas a avó Grace pareça dar a ele o seu devido valor. Para complicar as atribulações de Lionel e Desmond, uma das primeiras namoradas do rapaz é ninguém menos que a própria avó Grace, ainda inteirona na casa dos quarenta anos. A história incestuosa com a mãe de seu tio facínora irá atormentar a consciência torturada e retraída de Desmond, até que um acontecimento imprevisível mudará completamente os rumos desta história: Lionel Asbo ganha 140 milhões de libras na loteria.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Lionel Asbo

Similares

(1) ver mais
A zona de interesse

Resenhas para Lionel Asbo (1)

ver mais
E nada é leve nessa história
on 28/12/20


Pepperdine era o sobrenome de Lionel, mas Asbo foi oficialmente adotado depois de tanto encarar a justiça. Isso porque Asbo é a sigla para “antissocial behaviour order.” Uma afronta? Não, o anti-herói Lionel não está nem aí para a ordem. Ele vive no fictício Diston, um distrito pobre de Londres, com seus cachorros treinados para atacar e, como máximo de luxo, um almoço no KFC. Bem, isso até ganhar milhões de libras na loteria com um bilhete roubado e tornar-se um novo rico, que continu... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 3.2 / 16
5
ranking 6
6%
4
ranking 38
38%
3
ranking 25
25%
2
ranking 31
31%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Yasmin
cadastrou em:
09/01/2014 14:43:58
andre
editou em:
19/09/2018 18:11:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR