Jóias de família

Jóias de família Zulmira Ribeiro Tavares


Compartilhe


Jóias de família





Publicado pela primeira vez em 1990, Jóias de família é um retrato da classe média paulistana. Por meio da história de Maria Bráulia Munhoz, Zulmira Ribeiro Tavares desvenda, com boa dose de ironia, as máscaras e as jóias falsas ostentadas pela sociabilidade.

Maria Bráulia Munhoz vive sozinha em seu apartamento no Itaim Bibi. Viúva, ela já foi casada com o juiz Munhoz, um homem bem mais velho e desarmantemente respeitador. Hoje quem lhe faz companhia é Maria Preta, a empregada que "é como se fosse da família", além do sobrinho Julião Munhoz, seu secretário oficioso.

Dona Brau, como é chamada pelos íntimos, relembra com ironia e certo sarcasmo os detalhes de seu casamento. De início ela imaginara que se instalar com um marido numa casa, a "sua casa", inauguraria uma vida de liberdade e descobertas trepidantes. No entanto, constatou que a vida de casada podia ser uma sucessão de formalidades, e que em suas noites de luzes apagadas pouquíssimas coisas se passavam.

Entretanto, um fogo interno que ardia contido no peito de Maria Bráulia trançou de tal maneira as relações entre o juiz não tão reto assim, seu secretário particular, o joalheiro da família e Maria Bráulia que aos poucos tudo foi se transfigurando numa espécie de jogo de erros conduzido pela ironia. As verdades foram vindo à tona ao passo que naufragava a amável - e aborrecida - mesmice da vida na casa familiar. Ápice do processo, a viuvez instaurou uma Maria Bráulia soberana sobre seu império doméstico.

Prêmio Jabuti de Melhor Autor e Melhor Romance de 1991.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Jóias de família
Jóias de Família

Similares


Resenhas para Jóias de família (39)

ver mais
on 16/4/22


"... assuntos de jóias por menos que pareçam se misturam muito aos da existência, merecendo ser examinados de diferentes ângulos". Excelente! Estou surpresa com o quanto se diz neste livro, e em menos de 100 páginas; e não sei se vou conseguir expressar adequadamente minha experiência de leitura. Jóias de Família entrega muito bem uma crítica às famílias "de grande prestígio" ? ou a burguesia, e o quanto o que "brilha aos olhos" é valorizado, mesmo que falso, criando um paralelo entr... leia mais

Vídeos Jóias de família (1)

ver mais
Joias de Família, de Zulmira Ribeiro Tavares | Diário de Leitura

Joias de Família, de Zulmira Ribeiro Tavares


Estatísticas

Desejam30
Trocam5
Avaliações 3.1 / 186
5
ranking 14
14%
4
ranking 22
22%
3
ranking 33
33%
2
ranking 25
25%
1
ranking 6
6%

25%

75%

Rafael
cadastrou em:
15/07/2009 21:39:11
Silvio
editou em:
12/10/2022 22:11:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR