As mulheres do Nazismo

As mulheres do Nazismo Wendy Lower


Compartilhe


As mulheres do Nazismo





Erna Petri, mulher de um oficial da SS, cometeu um crime nunca imaginável para uma jovem mãe. A secretária Liselotte Meier organizava a logística de massacres e fazia listas de deportações. A grávida Vera Vohlau, com um casaco militar e chicote em punho, acompanhou o marido em uma execução em massa acompanhada por ele. Durante muito tempo a participação das mulheres no Holocausto era associada apenas às guardas de campos de concentração. "As Mulheres do Nazismo" revela, pela primeira vez, quem foram as outras mulheres que tomaram parte nesse momento da História, como foram seduzidas pelo regime nazista e o que aconteceu com elas.

O impressionante relato de Wendy Lower sobre o papel das mulheres alemãs no Holocausto revira a História: A consagrada imagem da mulher alemã apenas como esposa leal e seguidora do Führer é ofuscada pelo relato da autora sobre as 500 mil jovens que, pela primeira vez, são posicionadas dentro dos campos de extermínio do Reich.

Este livro faz um relato convincente de uma "geração perdida" de jovens nascidas em uma Alemanha derrotada e tumultuada pelos efeitos da Primeira Guerra Mundial, logo assolada pelo fervor nacionalista. Essas mulheres - enfermeiras, professoras, secretárias, assistentes sociais, esposas e amantes - viram a expansão do império nazista como uma espécie de oportunidade de carreira e casamento, mas certamente não sabiam o que testemunhariam ou fariam.

Contribuíram com mais do que com o conforto de carrascos alemães ou matando indiretamente pelo aparato burocrático do Reich: participaram do saque de bens e foram brutais com os judeus nos guetos da Polônia, Ucrânia e Bielorrússia. Estavam presentes em piqueniques nos campos de extermínio, não apenas oferecendo comida aos oficiais, mas também fazendo parte de assassinatos em massa.

"As Mulheres do Nazismo" desafia nossas convicções mais profundas: genocídio também é assunto de mulher e as evidências puderam ser escondidas por 70 anos. Consultora do Museu do Holocausto, a norte-americana Wendy Lower mostra, em As mulheres do nazismo, como uma geração de jovens alemãs enfermeiras, professoras, secretárias, entre outras anestesiadas pela propaganda hitlerista e movidas por um fervor nacionalista doentio enxergaram o nazismo como uma opção profissional ou quase matrimonial e colaboraram com o regime, sem vislumbrar os horrores que viriam depois.

No livro, que foi finalista do National Book Award e ganhou destaque na imprensa internacional, Lower tenta decifrar o que levou tantas mulheres a se transformar em assassinas durante a Segunda Guerra Mundial, revelando uma faceta pouco conhecida do conflito.

História / História Geral / Sociologia

Edições (1)

ver mais
As mulheres do Nazismo

Similares

(23) ver mais
Inverno na manhã
Os bastidores do nazismo
Capesius, o Farmacêutico de Auschwitz
Os Julgamentos de Nuremberg

Resenhas para As mulheres do Nazismo (42)

ver mais
!!!!
on 20/7/22


Jamais saberemos tudo o que há por saber sobre o nazismo, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Nenhuma história particular pode contar tudo, e as peças que descobrimos talvez não se encaixem a contento. Mas a colagem de histórias e lembranças, de crueldade e coragem, ao mesmo tempo que continuam a testar nossa compreensão de história e de humanidade, nos ajudam a ver o que os seres humanos ? não só os homens, mas as mulheres também ? são capazes de aceitar e de fazer.... leia mais

Vídeos As mulheres do Nazismo (3)

ver mais
Mulheres de Hitler: quem foram aquelas que mais apoiaram o ditador?

Mulheres de Hitler: quem foram aquelas que ma

As Mulheres do Nazismo | As nazistas eram feministas? | Wendy Lower

As Mulheres do Nazismo | As nazistas eram fem

Mulheres comuns que viraram torturadoras: a história que não está nos livros

Mulheres comuns que viraram torturadoras: a h


Estatísticas

Desejam290
Trocam2
Avaliações 3.9 / 444
5
ranking 35
35%
4
ranking 42
42%
3
ranking 16
16%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

15%

85%

Marco
cadastrou em:
27/03/2014 19:19:20
Janaina Edwiges
editou em:
26/04/2022 20:32:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR