Web 2.0

Web 2.0 Antonio Spadaro


Compartilhe


Web 2.0


Redes Sociais




O mundo das comunicações está unificando a humanidade, tornando-a sempre mais uma "aldeia global". As novas tecnologias digitais estão determinando mudanças fundamentais nos modelos de comunicação e nas relações humanas. Essa realidade é discutida de maneira direta e objetiva nesta obra que tem como foco a web 2.0 cujo desenvolvimento evidencia como as relações entre as pessoas se encontram no centro desse sistema de comunicação e troca de conteúdos.

A web 2.0 não é nada mais do que a Rede transformada numa rede de contatos sociais, local de participação e de compartilhamento. Liga pessoas comuns dispostas a compartilhar pensamentos, conhecimentos e, também, parcelas de suas vidas. Sua característica é estar aberta a todos tanto no uso quanto na sua construção. Blog, YouTube, Facebook, Twitter, aNobii... são todos termos que identificam plataformas de redes sociais.

A Rede é, portanto, um fato e uma realidade, um ambiente comunicativo, formativo e informativo, não um meio a ser usado como um martelo ou uma antena. A internet não é um simples instrumento de comunicação que se pode usar ou não, mas um ambiente cultural que determina um estilo de pensamento e cria novos territórios e novas formas de educação, contribuindo para definir também um modo novo de estimular as inteligências e de construir o conhecimento e as relações.

Segundo o autor desta obra, é necessário, hoje mais do que nunca, amadurecer uma integração salutar entre a nossa vida cotidiana e as potencialidades que são proporcionadas pelo ambiente "virtual". A internet não deve ser configurada como um substituto alienante da realidade, mas um local capaz de incrementar a vida ordinária e, portanto, também a vida de relacionamentos. Em particular, dada a conexão global, é importante desenvolver a grande oportunidade para um diálogo entre pessoas de diferentes países, culturas e religiões, inspirado na compreensão e tolerância, evitando hegemonias culturais niveladoras e uniformizadoras.

Todas as plataformas de redes sociais descritas neste livro são, em seu conjunto, uma ajuda potencial para as relações, mas também uma ameaça. Seria muito triste se o nosso desejo de sustentar e desenvolver amizades on-line se desse à custa da disponibilidade para as relações cara a cara no próprio mundo cotidiano composto de encontros em nossos contextos de vida "real": a família, os amigos, os vizinhos, aqueles que encontramos na realidade diária, no local de trabalho, na escola, no tempo livre. Paradoxalmente as redes de contatos sociais podem ser um perigo e interromper a interação social real. Nesse sentido, a Rede permanece sempre e de qualquer maneira um desafio, e estas páginas querem ser um auxílio para enfrentá-lo.

Edições (1)

ver mais
Web 2.0

Similares


Resenhas para Web 2.0 (1)

ver mais
Passou
on 12/5/19


O livro foi de editado no Brasil em 2013. Já era um motivo para não ter comprado em 2017. Mas me pareceu bem didático e original. Comecei a ler e concluí que o original italiano deve ter sido publicado em 2010 no máximo. Ou seja, parte do livro já perdeu validade. Quanto a didática é razoável. Algumas ideias e proposições válidas mas superficiais. É quase um guia da web para quem não sabe se guiar na internet. Abandonei no primeiro capítulo. O fato do autor ser um padre e trazer recome... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Camile Carvalho
cadastrou em:
28/05/2014 15:16:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR