O melhor tempo é o presente

O melhor tempo é o presente Nadine Gordimer


Compartilhe


O melhor tempo é o presente





Neste romance esclarecedor, a prêmio Nobel de literatura Nadine Gordimer retrata um casal "misto" que resistiu ao preconceito do apartheid, mas hoje se vê decepcionado com a África do Sul livre.

Amantes clandestinos no passado, devido às leis raciais que proibiam relações entre negros e brancos, hoje Jabulile Gumede e Steve Reed vivem numa África do Sul democrática. Ambos foram ativistas que lutaram com todas as forças pelo fim do apartheid, e seus filhos, felizmente, já nasceram em um tempo e em um lugar de liberdade. Mas à medida que os ideais de uma vida melhor para todos são ameaçados por tensões políticas e raciais, pela ressaca das ambiguidades morais e pelo enorme abismo entre os privilegiados e a grande massa pobre que só aumenta a cada dia, o casal pensa em abandonar o país pelo qual tanto lutou.

O assunto de O melhor tempo é o presente não poderia ser mais contemporâneo, porém a escritora Nadine Gordimer o trata, como é característico em sua tremenda obra, de modo atemporal. Aqui, ela mais uma vez dá mostras da grande romancista que é, ao capturar a essência da nação sul-africana no século XXI por meio da história de um casal em conflito.

"Um exemplo perfeito daquilo que a literatura nos proporciona e os livros de história não têm como proporcionar."
The New York Times Book Review

"Ler O melhor tempo é o presente é mergulhar no caldeirão que é África do Sul hoje."
Los Angeles Times

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
O melhor tempo é o presente

Similares

(21) ver mais
A paz dura pouco
Lueji
Remissão da pena
Syngué Sabour: Pedra-de-paciência

Resenhas para O melhor tempo é o presente (7)

ver mais
Cotidiano pós-apartheid

Darei a esta autora uma qualificação que ainda não havia dado a nenhum autor: prolixa! Esse livro poderia ter 200 páginas a menos - e, a história estaria bem contada - se não fosse tantas repetições de frases e desenvolvimento de ideias aleatórias. E esse recurso é cansativo. É uma boa história. Traça um amplo panorama da sociedade na África do Sul pós-apartheid e do estranhamento de todos naquela nova ordem social. Vale a leitura, mas eu não leria de novo e não daria de presente... leia mais

Estatísticas

Desejam163
Trocam1
Avaliações 3.9 / 60
5
ranking 25
25%
4
ranking 48
48%
3
ranking 23
23%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Marcos
cadastrou em:
18/06/2014 16:28:24
Jenifer
editou em:
26/05/2021 15:02:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR