Do outro lado

Do outro lado Mary del Priore


Compartilhe


Do outro lado


A História do sobrenatural e do espiritismo




O povo brasileiro sempre acreditou em tudo um pouco - doutrinas católicas se misturam há tempos a crenças africanas ou europeias. Mas a verdade é que todas elas passam, de algum modo, pela crença no além, no "outro mundo", no sobrenatural. E foi pensando nisso que a historiadora Mary del Priore resolveu trazer ao leitor mais um de seus livros que investigam aspectos essenciais - e peculiares - de nossa sociedade.
Em "Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo", a autora trata de que forma nossos antepassados lidavam com esse mundo dos espíritos. Focando sobretudo no desenvolvimento do espiritismo codificado por Allan Kardec e assimilado por muitos intelectuais brasileiros no século XIX, ela também aborda fenômenos bastante populares na época, como o magnetismo, o sonambulismo, as "mesas volantes" "ou mesas girantes" e uma série de outras formas de entrar em contato com o mundo sobrenatural e com aqueles que já partiram.
Cartomantes, curandeiros, endemoninhadas e exorcistas também merecem destaque nesta obra, bem como seus muitos inimigos, entre eles a Igreja Católica e alguns veículos da imprensa que buscavam a todo custo desautorizar - e muitas vezes satirizar - essa crença em espíritos e mesmo utilizar a sociedade policialesca da época, que chamava a polícia para fechar "Centros Espíritas" e prender seus envolvidos. Com um caderno de fotos recheado de interessantes imagens do período, "Do outro lado" é uma narrativa instigante sobre um assunto que chama a atenção tanto daqueles que creem em tudo quanto daqueles que não creem em nada, mas que desejam acima de tudo conhecer, cada vez mais, um pouco da história de nosso país.

Literatura Brasileira / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Do outro lado

Similares

(19) ver mais
Espiritismo de A a Z
Histórias Íntimas
Beije-me Onde o Sol Não Alcança
Uma Breve História do Brasil

Resenhas para Do outro lado (22)

ver mais
Uma Análise Crítica Profunda e Necessária
on 9/8/23


"Do Outro Lado" é uma obra que incita discussões profundas sobre a abordagem do Espiritismo e do sobrenatural, mas não de maneira satisfatória. A autora, Mary Del Priore, apresenta uma história abrangente, porém, falha em oferecer a análise rigorosa e a profundidade necessárias para um entendimento verdadeiramente esclarecedor. Minha crítica por sua falta de clareza na distinção entre o Espiritismo e outras crenças espirituais, o que resulta em confusão para aqueles menos familiariz... leia mais

Estatísticas

Desejam51
Trocam12
Avaliações 3.6 / 254
5
ranking 22
22%
4
ranking 35
35%
3
ranking 34
34%
2
ranking 7
7%
1
ranking 1
1%

33%

67%

Eu
cadastrou em:
29/07/2014 20:30:28
Beatriz Soares
editou em:
02/08/2017 15:29:13
Beatriz Soares
aprovou em:
02/08/2017 15:29:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR