O irmão que veio de longe

O irmão que veio de longe
3.59091 198



O irmão que veio de longe





O irmão que veio de longe - Moacyr Scliar conta a história de uma família cujo pai era um reconhecido indigenista. Poti, Cauê e Jaci – os filhos – viviam com a mãe no Sul do Brasil, enquanto Carlos – o pai – trabalhava na Amazônia. Quando ele voltava para casa era uma festa, principalmente porque era um grande contador de histórias, além de ser um “paizão”.



Em uma dessas vindas, ele estava muito fraco e magro. Ao vê-lo assim, Cármen – sua mulher – ficou muito preocupada e, por isso, marcou uma consulta para ele com o médico. Carlos fez alguns exames e o diagnóstico revelou que se tratava de câncer em estágio muito avançado. Ele foi internado. Pouco antes de morrer, disse aos filhos que precisava contar uma coisa importante, mas não conseguiu.



Certo dia, um amigo de Carlos, que trabalhava com ele na Amazônia, procurou a família do amigo e revelou o segredo. Carlos fora casado com uma índia e com ela tivera um filho. Esse fato tinha acontecido antes de ele conhecer Cármen, agora sua viúva. O menino índio estava com 14 anos, sua mãe morrera quando ele nasceu. Agora, com a morte de Carlos, o garoto estava jogado à própria sorte, ninguém cuidava dele.



A notícia foi um choque para toda a família. A viúva ouviu os filhos e decidiu que traria o menino da Amazônia para viver com eles. Carlinhos chegou e Poti não o recebeu bem. Aos poucos ele foi se adaptando à nova família, e eles a ele. Mas não foi fácil.



Para saber mais sobre a história, só lendo o livro.

Edições (2)

ver mais
O irmão que veio de longe
O Irmão Que Veio de Longe

Similares

(1) ver mais
Os Cavalos da República

Resenhas para O irmão que veio de longe (3)

ver mais


Em uma dessas vindas, ele estava muito fraco e magro. Ao vê-lo assim, Cármen – sua mulher – ficou muito preocupada e, por isso, marcou uma consulta para ele com o médico. Carlos fez alguns exames e o diagnóstico revelou que se tratava de câncer em estágio muito avançado. Ele foi internado. Pouco antes de morrer, disse aos filhos que precisava contar uma coisa importante, mas não conseguiu. Certo dia, um amigo de Carlos, que trabalhava com ele na Amazônia, procurou a família do amigo ...

Estatísticas

Desejam4
Trocam9
Avaliações 3.4 / 206
5
ranking 19
19%
4
ranking 26
26%
3
ranking 37
37%
2
ranking 15
15%
1
ranking 3
3%

22%

78%

Dandara
cadastrou em:
31/07/2009 13:39:44


logo skoob
"O encontro dos livros com a web"

Ministério da Cultura