Diário de inverno

Diário de inverno Paul Auster


Compartilhe


Diário de inverno





Um dos maiores escritores norte-americanos de nosso tempo, Paul Auster faz uma viagem sentimental pelo passado, meditando sobre o corpo, o tempo e a memória.

Em 1982, com a publicação de seu primeiro livro em prosa, A invenção da solidão, um jovem Paul Auster chamou a atenção do público e da crítica ao escrever sobre a paternidade. Trinta anos depois, já amplamente consagrado, ele escreve seu segundo livro de memórias, no momento em que adentra a velhice. Se em sua estreia o escritor se debruçou sobre a figura do pai, que havia acabado de morrer, em Diário de inverno Auster dá destaque à mãe, que se divorciou do marido e se tornou uma pária dentro da própria família. Em meio a lembranças dos jogos de beisebol, do primeiro relacionamento sério, fadado a dar errado, e do dia em que conheceu sua segunda mulher, Auster relembra a luta da mãe para criar os filhos sozinha, sua dedicação ao trabalho, o segundo e o terceiro casamentos, a dependência financeira na velhice e sua morte.

Neste livro nada convencional de memórias, os fãs de Auster reconhecerão muitas das virtudes de seus livros anteriores, como a sensibilidade, o estilo claro e lúcido, o fascínio pela arte e pelo esporte. Ao falar das mudanças de casa, das brigas, do amor pela família e pelos amigos, e principalmente do envelhecimento, este relato de uma experiência pessoal se transforma no retrato de uma experiência universal com a qual todos poderão se identificar.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Diário de inverno

Similares

(7) ver mais
Sunset Park
Noite do oráculo
Viagens no scriptorium

Resenhas para Diário de inverno (9)

ver mais
Meu querido diário
on 26/2/23


Pau Auster, escritor americano, nascido em 1947 , também é poeta, crítico literário e cineasta. Após a Invenção da Solidão, onde ele escreve sobre a difícil relação com o pai, em Diário de Inverno a perda da mãe ocupa o centro do livro.A escrita é poética e melancólica, porem contem descrições desnecessárias como a de todas as casas onde ele viveu. Apesar de vários questionamentos onde ele se pergunta quantos invernos ainda viverá, Paul Auster continua vivo e em 2022 publicou o ... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam1
Avaliações 3.7 / 68
5
ranking 19
19%
4
ranking 51
51%
3
ranking 25
25%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

38%

62%

Justi
cadastrou em:
26/08/2014 13:53:38
Alê | @alexandrejjr
editou em:
08/02/2022 10:00:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR