A Revolução Brasileira / A Questão Agrária no Brasil

A Revolução Brasileira / A Questão Agrária no Brasil Caio Prado Júnior


Compartilhe


A Revolução Brasileira / A Questão Agrária no Brasil





Caio Prado Jr. debate a questão fundiária e os caminhos para a revolução brasileira em obras fundamentais que ganham edição conjunta, enriquecida por posfácios inéditos e entrevista com Chico de Oliveira. A revolução brasileira é um ajuste de contas de Caio Prado Jr. com o partido no qual militou durante a maior parte da vida: o PCB. Motivado pelo Golpe de 1964, o livro busca compreender por que as forças de esquerda foram tão facilmente derrotadas.


Antes, o autor já havia criticado a interpretação então prevalecente na esquerda a respeito do problema fundiário, em artigos escritos para a Revista Brasiliense e reunidos em A questão agrária no Brasil. Por conta disso, faz todo o sentido publicar os dois trabalhos conjuntamente, além de tentar lançar nova luz sobre os escritos políticos do historiador. Neles, Caio Prado Jr. defende que não se pode entender o campo brasileiro com base no que foi o feudalismo europeu.



Em outro sentido, o país se criou a partir da grande exploração agrária: empresa moderna, baseada na escravidão, que respondia a estímulos do mercado externo. Portanto, para se constituir como nação seria necessário superar a orientação vinda da colônia. Ou ainda, em outras palavras, a formação do Brasil contemporâneo deveria levar à revolução brasileira.



História do Brasil

Edições (1)

ver mais
A Revolução Brasileira / A Questão Agrária no Brasil

Similares

(16) ver mais
Por uma outra globalização
Formação do Brasil contemporâneo
Monções e Capítulos de Expansão Paulista
Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento

Resenhas para A Revolução Brasileira / A Questão Agrária no Brasil (2)

ver mais
A respeito da parte "A Questão Agrária no Brasil"
on 23/4/20


O livro deixa bem claro qual o seu propósito: caracterizar a reforma agrária. É uma importante fonte para entender os anos 50-60 e os anos posteriores. Trata-se de um período de intensas lutas em torno da questão agrária. A reforma, que muitos crêem ser, de maneira inadvertida e totalmente alheia, de caráter comunista, apesar do próprio título "reforma", tem aqui uma conceituzação muito mais capitalista/liberal, no sentido de levar o desenvolvimento ao Brasil, tentando apagar aquilo qu... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam1
Avaliações 4.3 / 8
5
ranking 63
63%
4
ranking 13
13%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Leitora Viciada
cadastrou em:
26/09/2014 11:27:26
Uska
editou em:
31/01/2017 22:22:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR