Mascarados

Mascarados Bruno Paes Manso


Compartilhe


Mascarados (História Agora #12)


A Verdadeira História dos Adeptos da Tática Black Bloc




A verdadeira história de como e porque os black blocs invadiram as ruas e o que isso significa para o Brasil. Uma invasão inusitada surpreendeu São Paulo em junho de 2013: misturados aos ingênuos manifestantes que reclamavam de tarifas de transportes, mascarados quebravam portas de bancos e enfrentavam com violência a própria polícia. Quem eram eles?
"Mascarados - A Verdadeira História dos Adeptos da Tática Black Bloc" leva o leitor para dentro das manifestações que tiraram o sono das autoridades do Brasil. Além disso, desmistifica os (pre) conceitos que surgiram desde as primeiras cenas de violência. Preconceitos reforçados pelo noticiário quase sempre parcial e focado na espetacularização da notícia.
Com entrevistas de ativistas, realizadas no calor das manifestações, a pesquisadora, socióloga e professora da Unifesp Esther Solano Gallego entrou no mundo, na cabeça e no cotidiano dos jovens protagonistas das cenas de selvageria que assustaram a cidade. Desse contato merge a visão que os adeptos do Black Bloc têm de nosso país, da sociedade, das autoridades e de si mesmos. A pesquisa é reforçada pela narrativa do jornalista Bruno Paes Manso, que relata como passou a entender o raciocínio desse grupo ao longo da cobertura jornalística feita para o jornal "O Estado de S. Paulo". Na terceira e quarta partes, por meio de diferentes relatos dados ao jornalista Willian Novaes, o livro dá a palavra a adeptos da tática que mostram as origens distintas dos membros do Black Bloc e, também, o discurso convergente contra o sistema político-social vigente no país e a versão do coronel da PM que foi agredido pelos mascarados.

Edições (1)

ver mais
Mascarados

Similares

(26) ver mais
Por Que Gritamos Golpe?
A radiografia do golpe
Por trás da máscara
BLACK BLOCS

Resenhas para Mascarados (5)

ver mais
on 19/12/14


Segundo a introdução do livro, seguir uma linha de pensamento de maneira taxativa para entender a vida é um meio de usurpar o direito do outro de ter a sua própria vontade. O objetivo do livro é uma tentativa de desconstruir o mundo que é visto sempre pelo mesmo aspecto. Ou seja, é um meio de evitar que as pessoas sigam sempre um padrão já que isso é considerado um meio de cometer violência. A obra é dividida em quatro partes. Na primeira, somos conduzidos pela professora de Relaçõe... leia mais

Estatísticas

Desejam40
Trocam4
Avaliações 4.0 / 52
5
ranking 35
35%
4
ranking 46
46%
3
ranking 12
12%
2
ranking 4
4%
1
ranking 4
4%

54%

46%

Naty__
cadastrou em:
20/10/2014 19:20:47
Freu
editou em:
17/11/2014 12:25:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR