Capitu Sou Eu

Capitu Sou Eu Dalton Trevisan


Compartilhe


Capitu Sou Eu





O paranaense Dalton Trevisan continua fiel a seus princípios: não concede entrevistas, não posa para fotos e comunica-se com sua editora por telegramas. No que diz respeito à sua literatura, a alta qualidade também continua intacta. É o que se comprova nos dezenove contos e três poemas reunidos nesse novo livro. Cada um deles tem de duas a doze páginas, o que é um tanto caudaloso para um autor conhecido pelo estilo minimalista.

Tema recorrente em sua obra, a perversão – moral e sexual – dá mote a todos. No conto-título, uma professora tem um caso doentio com um aluno rebelde, embalado por discussões sobre a célebre personagem de Machado de Assis. Para Trevisan, um conto deve ser preciso como uma picada de agulha – e agulhadas não faltam nessas histórias carregadas de pedofilia, incesto e assassinato.

Em 'Capitu sou eu', Dalton Trevisan retoma o conto, expressão para a qual inventa versões cada vez mais minimalistas, curtas e secas. Os textos, construídos com ironia cortante e humor cáustico, lançam um olhar objetivo sobre a condição humana, em tudo o que esta tem de oculto e ambíguo. São histórias que retratam a realidade do Brasil de hoje numa ficção de primeira qualidade: o livro é composto de vinte e um contos inéditos. Alguns mais longos, mas, em sua maioria, o livro é uma sucessão de miniestórias; os temas recorrentes de Trevisan reaparecem - os desastres do amor, os infernos particulares, a guerra dos sexos, as cenas da vida cotidiana, a condição humana. Tudo composto com a busca precisa pelas palavras.

Contos / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Capitu Sou Eu

Similares

(39) ver mais
Até você, Capitu?
Novelas nada exemplares
Cemitério de elefantes
Nem te conto, João

Estatísticas

Desejam21
Trocam2
Avaliações 3.6 / 119
5
ranking 18
18%
4
ranking 39
39%
3
ranking 28
28%
2
ranking 13
13%
1
ranking 3
3%

37%

63%

Betty
cadastrou em:
10/01/2009 16:25:54
orffeus
editou em:
31/07/2023 17:09:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR