Os meninos da rua Paulo

Os meninos da rua Paulo Ferenc Molnár


Compartilhe


Os meninos da rua Paulo





Com mais de um milhão de leitores e oitocentas reimpressões só no Brasil, Os meninos da rua Paulo é o clássico por excelência; pelo caráter universal e pela alta qualidade literária, mantém-se capaz de atingir um vasto público ao longo de décadas.

A história dos garotos que defendem o sagrado grund, um pedaço de terra que serve de palco para as brincadeiras, projetou o húngaro Ferenc Molnár na literatura mundial, tornou-se um best-seller e inspirou cineastas por todo o mundo - das adaptações para o cinema, a mais conhecida é de Zóltan Fábri (1969). Está para nascer uma geração que não se identifique com o espírito de amizade e união presente no livro.

Os garotos da Sociedade do Betume tinham duas importantes tarefas: manter o betume - símbolo da sociedade - sempre molhado, por meio da mastigação, e defender o grund, quartel general onde jogavam péla. Eis que os camisas-vermelhas, desterrados e, consequentemente, impedidos de jogar péla, declaram guerra à Sociedade e decidem tomar-lhe o grund. Do líder Boka ao soldado raso Nemcsek, a Sociedade do Betume se organiza para a grande batalha de Budapeste do começo do século. O que era brincadeira de criança transformou-se num belo retrato da infância.

A tradução brasileira é assinada pelo escritor, tradutor e dicionarista Paulo Rónai, grande divulgador da literatura húngara no Brasil. Rónai chegou no Rio de Janeiro em 1941, fugido da guerra, e logo ganhou destaque no meio intelectual brasileiro. Apresentou diversas obras húngaras ao leitor brasileiro, como Os meninos da rua Paulo, traduzido em 1952. E clássicos da literatura universal, como A comédia humana, de Balzac, além de traduzir Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para o francês.

Esta nova edição traz um posfácio e notas do poeta e tradutor de origem húngara Nelson Ascher. Em suas palavras, Os meninos da rua Paulo "lembra-nos de uma verdade tão central como óbvia: que, nas horas e situações decisivas de suas vidas, os jovens querem mesmo é estar uns com os outros. [...] É entre eles que se firma os vínculos mais vitais e se trocam as emoções mais profundas".

Ficção / Infantojuvenil / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (16)

ver mais
Os meninos da rua Paulo
Os meninos da rua Paulo
Os meninos da rua Paulo
Os meninos da rua Paulo (eBook)

Similares

(63) ver mais
A Guerra dos Botões
Outsiders
Coração
Sofia, a Desastrada & As Meninas Exemplares & As Férias

Resenhas para Os meninos da rua Paulo (340)

ver mais
Que livrinho bonito!
on 26/2/20


Sinto muito não ter lido em minha infância ou juventude pois é um livro repleto de ensinamentos éticos e de caráter elevado. Fico pensando que talvez eu seja um robô, como vi uma booktuber falando, pois não fui capaz de chorar, mas sem dúvida é um livro que vai ficar para sempre em minha memória justamente por tratar de assuntos tão sérios se transferidos a vida adulta, mas de uma maneira lúdica como era a vida daqueles meninos húngaros. Na real ele me pareceu uma bela descrição do qu... leia mais

Vídeos Os meninos da rua Paulo (3)

ver mais
OS MENINOS DA RUA PAULO - Ferenc Molnár

OS MENINOS DA RUA PAULO - Ferenc Molnár

Livros Emocionantes Pra Chorar | Felicidade Clandestina

Livros Emocionantes Pra Chorar | Felicidade C

LidoLendo - Os Meninos da Rua Paulo - Resenha

LidoLendo - Os Meninos da Rua Paulo - Resenha


Estatísticas

Desejam684
Trocam25
Avaliações 4.2 / 4.632
5
ranking 54
54%
4
ranking 29
29%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

28%

72%

Nina - Não Quero Trocar Livros
cadastrou em:
10/01/2009 19:31:19
Jenifer
editou em:
22/02/2024 11:17:34
Jeanine
aprovou em:
13/04/2023 17:32:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR