Umbigo é Nosso Rei?

Umbigo é Nosso Rei? Luís Augusto Fischer...


Compartilhe


Umbigo é Nosso Rei?


Considerações Sobre o Individualismo e o Personalismo dos Brasileiros




Umbigo Rei é o líder de um gigantesco país habitado por milhões de umbigóides. Há quem diga que se trata da maior nação umbigóide do Planeta. Você já deve ter cruzado com muitos e muitas umbigóides. É fácil reconhecer essas criaturas ligeiras. Em geral, são sedutoras e envolventes. Descuide-se e crau!, elas levam alguma ou toda vantagem.

Umbigóides furam filas, rodam pelos acostamentos, divertem-se assustando velhinhos no trânsito e matam-se aos milhares nas ruas e nas estradas. Entopem bueiros com o lixo que atiram pelas janelas dos seus carros. Umbigóides puxam a brasa para o assado deles e dos mais próximos. Nessa ordem.

Explicar o individualismo e o personalismo dos brasileiros não é tarefa fácil. O historiador paulista Sergio Buarque de Holanda, na obra Raízes do Brasil, traz a perspectiva de nossos colonizadores, responsáveis por incutir-nos o maldito personalismo (umbigolismo para os umbigóides) do qual padecemos até hoje. Trata-se do individualismo ibérico, baseado na idéia de que só tem valor aquele que se basta e que a vida é assim, cada um por si e Deus por todos.

Umbigo é nosso rei? – Considerações sobre o individualismo e o personalismo dos brasileiros traz as visões de alguns dos melhores cronistas, romancistas, ensaístas e poetas do país sobre essa parte, às vezes, proeminente, outras vezes depressiva da nossa anatomia. E, principalmente, o que ela representa na cultura do nosso país.

Edições (1)

ver mais
Umbigo é Nosso Rei?

Similares

(1) ver mais
Viagem ao país do futuro

Resenhas para Umbigo é Nosso Rei? (1)

ver mais
on 5/7/15


Encontrei essa surpresa nos saldões da Feira do Livro da minha cidade neste ano. Eu já o conhecia, mas não imaginava que iria encontrá-lo por lá. Trata-se de uma coletânea de textos sobre o individualismo que impera no Brasil atual. Conta com grandes nomes da literatura atual como Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar, David Coimbra, dentre outros. Alguns são textos que analisam o individualismo a partir dos livros, dos filmes, do teatro ou do cotidiano. O... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam1
Avaliações 3.2 / 10
5
ranking 20
20%
4
ranking 10
10%
3
ranking 60
60%
2
ranking 0
0%
1
ranking 10
10%

34%

66%

Fabis
cadastrou em:
10/09/2009 13:34:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR