Contos de aprendiz

Contos de aprendiz Carlos Drummond de Andrade


Compartilhe


Contos de aprendiz





Nas quinze histórias reunidas neste livro, o autor transfere para a prosa de ficção algumas das maiores qualidades de sua poesia. E vai além: divertidos, emocionantes, transpirando argúcia e escritos com a "tinta da melancolia", os contos falam de um Brasil provinciano, que começava a se deslumbrar com os confortos da modernidade.

Drummond não escreveu muitos contos ao longo de sua carreira. Daí a importância de um livro como este Contos de aprendiz. Publicado originalmente em 1951 (mesmo ano de Claro enigma), o livro seria a primeira investida em larga escala do autor numa obra de ficção. Antes, publicara a pequena novela O gerente (que faz parte do volume) em uma modesta edição.

Os temas dos quinze contos giram praticamente na mesma órbita de grande parte da poesia do autor: o memorialismo, o relato da vida acanhada no interior do Brasil do início do século XX, a observação do cotidiano mais miúdo, uma ironia gentil, a observação - despida de qualquer sentimentalismo - da inevitável passagem do tempo. Tudo arranjado com delicadeza e inteligência.

O autor destes contos busca um estilo ameno, oral-cultivado, em alguns momentos passadista, noutros impregnado de brasilidade. De todo modo, reconhece-se um contista herdeiro dos avanços efetuados pela Semana de Arte Moderna de 1922, principalmente no retrato pouco indulgente da classe média interiorana e no ouvido afiado para o diálogo realista.

Algumas das histórias reunidas neste volume se tornariam verdadeiros clássicos da ficção moderna brasileira, como A salvação da alma, O sorvete e O gerente, cativando ainda hoje leitores de todas as idades. Outras merecem ser conhecidas ou revisitadas, pois atestam a maestria de um autor cujos maiores recursos sempre foram a razão e a sensibilidade.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (12)

ver mais
Contos de aprendiz
Contos de aprendiz
Contos de Aprendiz
Contos de aprendiz

Similares

(6) ver mais
Fala, amendoeira
Contos Plausíveis
REFLEXO DO COTIDIANO

Resenhas para Contos de aprendiz (66)

ver mais
on 21/4/11


O livro é interessante,devo dizer que não me atraiu todos os contos. Dentre eles,os que mais marcaram: A Doida,achei emocionante,bonito,a forma como mudamos nossa concepção pré estabelecida , e como encaramos a morte. Flor,telefone,moça : Dentre todos é o mais 'assustador',também tá ligado a morte. O Gerente,estou intrigada até agora. E por fim o último Um Escritor Nasce e Morre . Contudo ,esperava mais por se tratar de Drummond,mas também não vou ficar tecen... leia mais

Estatísticas

Desejam57
Trocam35
Avaliações 3.8 / 1.182
5
ranking 27
27%
4
ranking 35
35%
3
ranking 30
30%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

29%

71%

Felipe
cadastrou em:
11/01/2009 10:37:47
Jenifer
editou em:
03/09/2023 00:00:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR