Estive em Lisboa e lembrei de você

Estive em Lisboa e lembrei de você Luiz Ruffato


Compartilhe


Estive em Lisboa e lembrei de você (Amores expressos)





Neste terceiro volume da coleção Amores expressos, Luiz Ruffato revela sua mão segura e inventiva ao narrar a história de Serginho, mineiro desiludido com o casamento e a falta de emprego que decide se aventurar em Portugal, em busca de redenção financeira e, quiçá, amorosa.

Luiz Ruffato, que há alguns anos ocupa lugar de destaque na moderna narrativa brasileira, opera em Estive em Lisboa e lembrei de você um pequeno milagre narrativo, criando uma história ao mesmo tempo densa e veloz a partir das marcas linguísticas presentes na fala de seu personagem-narrador.

Na primeira parte da história, transcorrida no Brasil, vemos Serginho chafurdando nas pequenezas da vida interiorana mineira, entre as quais se inclui um malfadado casamento com uma moça de "ideia fraca" na sequência de uma gravidez indesejada. A partir daí a vida de Serginho desanda sem apelação: casamento, emprego e a própria vontade de viver entram em perigoso colapso.

Até que alguém saca a panaceia redentora: Portugal. Lá, corre a lenda, é possível um trabalhador denodado recompor a vida e fazer um belo pé de meia antes de retornar à terra natal. É hora, pois, de Serginho dar as costas à sua Cataguases, cortada pelo rio Pomba, em cujas águas o autor parece ter se inspirado para construir uma prosa de fluxo forte intercalado por rápidos e iluminadores flashbacks.

Em Portugal, o passar dos anos será demarcado com extrema habilidade e sutileza pelo afloramento de uma plêiade de idiomatismos lusos na prosa interiorana de Serginho, revelando a mão segura e inventiva de um dos mais bem-sucedidos autores brasileiros contemporâneos.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Estive em Lisboa e lembrei de você
Estive em Lisboa e lembrei de você

Similares

(15) ver mais
Cordilheira
O filho da mãe
Flores artificiais
Cinzas do Norte

Resenhas para Estive em Lisboa e lembrei de você (16)

ver mais
on 24/10/11


Estive em Lisboa e Lembrei de Você – Luiz Ruffato Na vida há pessoas que são iguais a bolas coloridas de um jogo de sinuca, assim como uma bola colorida só se movimenta quando é afetada pelo movimento da bola branca é também deste jeito que o personagem Serginho, do livro estive em Lisboa e lembrei de você, talvez uma das únicas atitudes que ao longo da história ele tomou por sua própria conta foi para de fumar. Para de fumar é somente um gancho para começar uma história, logo em s... leia mais

Vídeos Estive em Lisboa e lembrei de você (1)

ver mais
Estive em Lisboa e Lembrei de Você | Trailer Oficial

Estive em Lisboa e Lembrei de Você | Trailer


Estatísticas

Desejam49
Trocam1
Avaliações 3.2 / 240
5
ranking 10
10%
4
ranking 30
30%
3
ranking 43
43%
2
ranking 13
13%
1
ranking 4
4%

28%

72%

Ana
cadastrou em:
18/09/2009 09:02:43
Alê | @alexandrejjr
editou em:
15/09/2021 15:37:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR