primeira parte
um marco teórico para a nova cultura da aprendizagem
capítulo 1
a nova cultura da aprendizagem
da aprendizagem da cultura à cultura da aprendizagem
uma breve história cultural da aprendizagem
para uma nova cultura da aprendizagem: a construção do conhecimento
capítulo 2
as teorias da aprendizagem: da associação à construção
recuperando a “agenda grega”
o racionalismo ou a irrelevância da aprendizagem
o empirismo: as teorias da aprendizagem por associação
o construtivismo: as teorias da aprendizagem por reestruturação
o enfoque teórico deste livro: associar e construir, duas formas complementares de aprender
capítulo 3
as características de uma boa aprendizagem
aprender e ensinar: dois verbos que nem sempre se conjugam juntos
a aprendizagem como categoria natural: as características que definem uma boa aprendizagem
capítulo 4
o sistema da aprendizagem
os componentes da aprendizagem: resultados, processos e condições
os resultados da aprendizagem
os processos de aprendizagem
as condições da aprendizagem
segunda parte
os processos de aprendizagem
capítulo 5
a estrutura do sistema cognitivo
a representação do conhecimento: os sistemas de memória
a memória de trabalho
a memória permanente
a conexão entre os dois sistemas de memória através da aprendizagem
capítulo 6
a psicologia cognitiva da aprendizagem
a integração de associação e construção num sistema complexo
aprendizagem associativa
aprendizagem construtiva
fomentando a construção... através também da associação
capítulo 7
outros processos auxiliares da aprendizagem
a integração de diversos processos na aprendizagem
a motivação ou por que queremos aprender
a atenção ou onde focalizamos a aprendizagem
a recuperação e a transferência ou onde está o que aprendemos
a consciência...
Resenha: além de uma excelente revisão das implicações educativas das teorias atuais sobre a aprendizagem humana, o leitor encontrará um conjunto de instigantes reflexões sobre os problemas com que se deparam alunos e professores atualmente.