1945

1945 Keiko Ichiguchi


Compartilhe


1945





"Quem são aqueles?

Não sabem o que há debaixo da neve?

Aqueles que agora jazem sepultados eram homens...

Mas será que eram mesmo?

Talvez não tenham dado nem mesmo um grito.

Aqueles que estão correndo por cima dos cadáveres...

São eles os humanos?"

Estamos na Alemanha no final dos anos 30. Os nazistas avançam com uma determinação feroz por toda Europa em direção ao abismo da Segunda Guerra Mundial. Elen e Maximillian são dois irmãos, dois jovens estudantes que relutam em fazer parte das organizações nazistas, mais por inquietação pessoal do que por convicção política. Seus pais, como muitos alemães, estão atônitos diante da ferocidade do regima nazista, mas não têm em seus DNAs o princípio da rebelião, e o conflito entre o respeito as instituições e a aversão de suas consciências os leva a imobilidade. Elen conhece Alex durante as férias.

O encontro entre eles é breve, mas marcaria para sempre assuas vidas. Eles se reencontram alguns anos depois e descobrem estar apaixonados um pelo outro. Mas Elen sofre por sua melhor amiga, exilada por ser judia, enquanto Alex odeia os judeus porque um deles foi responsável pela ruína do seu pai, que o levou ao suicídio.

A guerra começa e com ela um teatro de horrores. Os caminhos de Alex e Maximillian se cruzam, ambos lutando para sobreviver no gelado inverno russo. Quando retorna á Alemanha, Maximillian organiza um grupo de estudantes que distrinui panfletos clandestinos, enquanto Alex passa a fazer parte da SS poe se sentir em dívida com a pessoa que cuidou dele depois da morte de seus pais.

Aquilo que parecia separar os três jovens acabará por fim os unindo, a amizade e o amor serão as ferramentas para destruir o muro do medo, do silêncio e da impotência. Os três voltam a se encontrar para o desfecho da tragédia, forçados a crescer rápido demais por culpa da história e a prestar contas com a própria consciência e com os próprios sentimentos. O destino deles é definido a poucas semanas do fim da guerra.

Edições (2)

ver mais
1945
1945

Similares

(3) ver mais
1945
1945
1945

Resenhas para 1945 (9)

ver mais
on 25/1/23


Publicado originalmente no Japão em 1997, "1945" é um mangá que situa seu enredo na fase final da Segunda Guerra Mundial. Diferente do que seria esperado, no entanto, não acompanhamos nenhum drama no lado japonês do conflito. Temos a Alemanha como cenário, e como protagonistas, três jovens alemães com visões bem diferentes de mundo. Enquanto os irmãos Elen e Max Schel (personagens inspirados nos irmãos Shopie e Hans Scholl) rejeitam o abominável pensamento nazista e formam um grupo d... leia mais

Vídeos 1945 (1)

ver mais
[Review] 1945 - EDIÇÃO DA NEWPOP - VALE A PENA ESSE RELANÇAMENTO?

[Review] 1945 - EDIÇÃO DA NEWPOP - VALE A PEN


Estatísticas

Desejam16
Trocam1
Avaliações 3.7 / 118
5
ranking 29
29%
4
ranking 30
30%
3
ranking 32
32%
2
ranking 7
7%
1
ranking 3
3%

31%

69%

Srta.ayee
cadastrou em:
31/10/2009 23:19:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR