Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 04

Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 04 Vários


Compartilhe


Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 04


Arthur Clarke - Ficção das origens




Esta edição privilegia Arthur Clarke, criador de uma metafísica em que a humanidade só tem sentido em escala cósmica. Ele é herdeiro de uma tradição na literatura filosófica e da ficção científica que liga o homem a um esquema cósmico. Foi na ficção que Clarke produziu os resultados mais visíveis, 2001-Uma Odisséia no espaço permanece muito ligado a seu nome. As reportagens trazem análises sobre outras de suas obras e mostram artigos por meio dos quais Clarke antecipou tecnologias contemporâneas e preparou o mundo para o impacto delas.



Sumário



Imaginação sem limite

Sejam como forem os séculos à frente, Clarke sabe que duas coisas são certas: o conhecimento vindo da exploração espacial terá um lugar de destaque e só um planeta conectado poderá aproveitar completamente a riqueza dessa nova era.



Viajante eterno das estrelas

O filho mais velho de quatro irmãos, destinado talvez a uma fazenda leiteira ou a um emprego nos correios, escapou desse destino e há 70 anos usa a palavra (escrita ou falada) para preparar o mundo para o impacto das novas tecnologias.



Ciência levada a sério

Quantos escritores de ficção científica podem apresentar em seu currículo um artigo que se incorporou definitivamente à tecnologia contemporânea? Clarke pode. Seu texto sobre o futuro das comunicações completa 60 anos de publicação.



Entre os corais do Ceilão

O espaço e o mar estão unidos para Arthur Clarke. Ele explica que em ambos é possível sentir a fantástica ausência de peso. Daí seu interesse em recifes de corais e na ilha oriental que se tornou sua casa desde 1956.



A ligação entre homem e Cosmos

Clarke é herdeiro de uma tradição na literatura filosófica e de ficção científica que liga o homem a um esquema cósmico. A passagem do estágio homem para um ser além do imaginável permeia toda a sua ficção.



2001: uma odisséia no espaço

O filme é uma seqüência de imagens com poucos diálogos, com o qual o diretor Stanley Kubrick pretendia atingir diretamente a psique do espectador. Um projeto como esse só poderia se basear nas visões cósmicas de Clarke.



O futuro em todas as mídias

Ele é mais conhecido como escritor e, em especial, o autor de 2001.Mas existe muito mais: Clarke está no cinema, em documentários de TV, em CD-áudio, na internet, em videogames e, ainda, nas lojas de modelos em escala.

Edições (1)

ver mais
Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 04

Similares

(56) ver mais
Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 01
O MUNDO MISTERIOSO DE ARTHUR C. CLARKE
Perfil do Futuro
Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 03

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 8
5
ranking 50
50%
4
ranking 38
38%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

Rafael
cadastrou em:
01/11/2009 11:33:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR