Microfisica do Poder


4.30254 433



Microfisica do Poder





Microfisica do Poder - A medicina, a psiquiatria, a justiça, a geografia, o corpo, a sexualidade, o papel dos intelectuais, o Estado, são analisados por Foucault em vários artigos, entrevistas e conferências reunidos neste livro. Todos os textos têm como tema central a questão do poder nas sociedades capitalistas - a sua natureza, seu exercício em instituições, sua relação com a produção da verdade e as resistências que suscita.
O método genealógico desenvolvido por Foucault evidencia a existência de formas de exercício do poder diferentes do Estado, a ele articuladas e indispensáveis à sua sustentação e atuação eficaz. E na medida em que o poder não está localizado exclusivamente no aparelho de Estado, diz Foucault, "nada mudará a sociedade se os mecanismos de poder que funcionam fora, abaixo e ao lado dos aparelhos de Estado a um nível muito mais elementar, cotidiano, não forem modificados".

Edições (4)

ver mais
Microfisica do Poder
Microfísica do Poder
Microfísica do Poder

Similares

(1) ver mais
O Poder

Resenhas para Microfisica do Poder (5)

ver mais
Um breve resumo


O conceito de poder é central dentro da obra de Michel Foucault. Para o autor, o poder não é algo que se possa possuir. Portanto, não existe em nenhuma sociedade divisão entre os que têm e os que não têm poder. Pode-se dizer que poder se exerce ou se pratica. O poder, segundo Foucault, não existe. O que há são relações, práticas de poder. O tema, no seu desenvolvimento, é retirado do exclusivo campo político para ser instalado no cotidiano. Sem deixar de reconhecer que os interesses h...
publicidade

Estatísticas para Microfisica do Poder

Desejam164
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 447
5
ranking 51
51%
4
ranking 33
33%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

50%

50%

Fotossíntese
cadastrou em:
13/01/2009 17:57:12


logo skoob
"Se você não achar um livro lá, você pode cadastrá-lo. Isso é um diferencial, porque o acervo se torna ilimitado"

Gazeta do Povo