Microfisica do Poder

Microfisica do Poder
4.29103 457



Microfisica do Poder





A medicina, a psiquiatria, a justiça, a geografia, o corpo, a sexualidade, o papel dos intelectuais, o Estado, são analisados por Foucault em vários artigos, entrevistas e conferências reunidos neste livro. Todos os textos têm como tema central a questão do poder nas sociedades capitalistas - a sua natureza, seu exercício em instituições, sua relação com a produção da verdade e as resistências que suscita.
O método genealógico desenvolvido por Foucault evidencia a existência de formas de exercício do poder diferentes do Estado, a ele articuladas e indispensáveis à sua sustentação e atuação eficaz. E na medida em que o poder não está localizado exclusivamente no aparelho de Estado, diz Foucault, "nada mudará a sociedade se os mecanismos de poder que funcionam fora, abaixo e ao lado dos aparelhos de Estado a um nível muito mais elementar, cotidiano, não forem modificados".

Edições (4)

ver mais
Microfísica do Poder
Microfisica do Poder
Microfísica do Poder

Similares

(2) ver mais
O Poder
Arte, Epistomologia, Filosofia e História da Medicina

Resenhas para Microfisica do Poder (6)

ver mais
Um breve resumo


O conceito de poder é central dentro da obra de Michel Foucault. Para o autor, o poder não é algo que se possa possuir. Portanto, não existe em nenhuma sociedade divisão entre os que têm e os que não têm poder. Pode-se dizer que poder se exerce ou se pratica. O poder, segundo Foucault, não existe. O que há são relações, práticas de poder. O tema, no seu desenvolvimento, é retirado do exclusivo campo político para ser instalado no cotidiano. Sem deixar de reconhecer que os interesses h...

Estatísticas

Desejam214
Trocam1
Avaliações 4.3 / 490
5
ranking 52
52%
4
ranking 32
32%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

48%

52%

Fotossíntese
cadastrou em:
13/01/2009 17:57:12