As memórias do livro

As memórias do livro Geraldine Brooks


Compartilhe


As memórias do livro


Romance sobre o manuscrito de Sarajevo




São duas horas da manhã em Sydney quando Hanna Heath, uma conservadora de livros, é acordada por um telefonema que lhe traz excelentes notícias. A Hagadá de Sarajevo, raro manuscrito judeu medieval desaparecido em 1992, durante a guerra civil, foi reencontrada na capital da Bósnia. E Hanna foi a escolhida pelas Nações Unidas para estudá-la e restaurá-la para uma exposição.

A Hagadá é uma obra-prima única, que nasceu e sobreviveu por séculos apesar do anti-semitismo e até mesmo da própria doutrina judaica. Para começar, aquele exemplar ricamente iluminado do livro que recontava o Êxodo para as famílias judaicas na celebração do Pesach não devia ter sido criado. Afinal, contrariava cânones religiosos da época, que proibiam qualquer tipo de ilustração.

Só isso já fazia da Hagadá uma raridade. E propunha um de seus maiores enigmas: por que e por quem fora feita? Mas o fato de ter sobrevivido a séculos de perseguições e intolerância religiosas na Europa trazia outros mistérios. Como atravessara a Inquisição Espanhola? O que significavam anotações do século XVII em suas páginas? Como se salvara da perseguição nazista?

Excitada com a maior oportunidade de sua carreira, Hanna chega a Sarajevo cheia de perguntas. Qual seria o estado do livro? Como fora salvo? Por que mãos passara até chegar às dela? Por que um bibliotecário muçulmano tinha se arriscado tanto para mantê-lo em segurança?

À medida que se aprofunda no exame das páginas em pergaminho envelhecido, Hanna luta também para solucionar seus problemas pessoais. Envolve-se com o bibliotecário muçulmano responsável por ocultar a Hagadá na última década e esforça-se para melhorar seu relacionamento com a mãe, uma neurocirurgiã respeitada que despreza a filha por ter trocado uma carreira médica pelos livros. Da encadernação carcomida da Hagadá, Hanna retira pistas minúsculas que começam a lhe dar as respostas que tanto buscava.

Uma mancha de vinho, cristais de sal, um pêlo branco, ma asa de inseto... Cada um desses pequenos detalhes leva Hanna e os leitores a um lugar distante, povoado de personagens únicos cuja história se mistura à da Hagadá.

As memórias do livro é uma jornada inteligente e bem construída rumo ao passado, para desvendar os segredos de um livro. Um romance marcante e erudito, com o ritmo cativante de um mistério inesquecível que só uma autora com o talento da vencedora do Pulitzer, Geraldine Brooks, poderia criar.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (6)

ver mais
As memórias do livro
As Memórias do Livro
As Memórias do Livro
As memórias do livro

Similares

(54) ver mais
O clube Dumas
O Historiador
A Página Perdida de Camões
A fonte de Israel

Resenhas para As memórias do livro (149)

ver mais
Memórias apaixonantes de um livro
on 14/1/13


AS MEMÓRIAS DO LIVRO conta várias histórias distintas e como elas se cruzam. A Hagadá de Sarayevo, um belíssimo manuscrito de 500 anos que conta a história do êxodo judeu, é um exemplar que não deveria existir, pois contraria cânones religiosos da época, que proíbe qualquer tipo de ilustração. Mas ele não só existe como sobrevive a séculos de perseguições e intolerância religiosa. O porquê de ter sido feita descobre-se em vários locais distantes e diversos pontos diferentes da história... leia mais

Estatísticas

Desejam288
Trocam175
Avaliações 4.0 / 2.970
5
ranking 36
36%
4
ranking 35
35%
3
ranking 23
23%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

17%

83%

Lindenberg
cadastrou em:
11/11/2008 19:22:12
Pedro
editou em:
19/07/2023 11:22:43
Pedro
aprovou em:
19/07/2023 11:23:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR