Os Segredos da Capela Sistina

Os Segredos da Capela Sistina ROY DOLINER


Compartilhe


Os Segredos da Capela Sistina


As mensagens secretas de Michelangelo no coração do Vaticano




As mensagens secretas de Michelangelo no coração do Vaticano



Em Os Segredos da Capela Sistina, Benjamin Blech e Roy Doliner defendem a tese de que Michelangelo teria inscrito em seus afrescos mensagens que permaneceram por mais de cinco séculos ocultas. Para atacar o papado, o artista teria usado seus conhecimentos dos textos judaicos e cabalísticos antagônicos à doutrina cristã estabelecida, transmitindo em sua pintura aquilo em que verdadeiramente acreditava.

Os autores revelam pela primeira vez como Michelangelo teria conseguido promover secretamente os seus próprios ideais ? especialmente os ligados ao humanismo, ao neoplatonismo e à tolerância universal ? sem que a Igreja Católica percebesse. Explicam ainda como o gênio florentino pintou o maior afresco do mundo católico sem usar ao menos uma única figura cristã; e como, além das sibilas, representou apenas personagens da Bíblia Hebraica.

No período renascentista, era comum artistas incorporarem camadas múltiplas de significado em suas obras, já que em tempos de intolerância e perseguição religiosa eles não ousavam expressar abertamente aquilo em que acreditavam. Neste livro, os autores revelam como Michelangelo, com suas intenções ocultas, escapou da censura papal sobre seu trabalho e conseguiu realizar este ato corajoso: "Às vezes, ele usava códigos ou alusões simbólicas que eram parcialmente escondidas; por vezes, sinais que poderiam ser percebidos e entendidos somente por certos grupos religiosos, políticos e esotéricos. (...) São mensagens que ecoam nos dias de hoje com seu apelo corajoso para a reconciliação entre a razão e a fé, a Bíblia Hebraica e o Novo Testamento, e entre todos que se irmanam na busca sincera pela fé verdadeira e no serviço de Deus", completam.

Em Os Segredos da Capela Sistina, são apresentadas respostas abrangentes para a maioria das questões que durante séculos atormentaram os especialistas em teologia e história da arte, assim como os pesquisadores e aficionados.



Religião e Espiritualidade

Edições (2)

ver mais
Os Segredos da Capela Sistina
Os Segredos da Capela Sistina

Similares

(14) ver mais
Capela Sistina
Agonia e Êxtase
O Código Secreto das Catedrais
Basílica de São Pedro

Resenhas para Os Segredos da Capela Sistina (2)

ver mais
Amo as histórias das maiores obras de arte do mundo...
on 1/3/20


Muito bem apresentada a história de Michelangelo e suas mensagens ao desenvolver os afrescos da Capela Sistina..... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam2
Avaliações 4.3 / 45
5
ranking 51
51%
4
ranking 36
36%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Lili Pessoa
cadastrou em:
27/11/2009 14:24:04
orffeus
editou em:
30/08/2021 12:54:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR