Mad Maria

Mad Maria Márcio Souza


Compartilhe


Mad Maria





Mad Maria, escrito em 1980, é o segundo livro de Souza e a narrativa transcorre no interior da Amazônia. O livro relata a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, entre 1907 e 1912. Na época os investidores tinham o objetivo de construir uma estrada que pudesse competir com o Canal do Panamá.
A ferrovia integraria uma região rica em látex na Bolívia com a Amazônia, mas no caminho, encontraria obstáculos descomunais: 19 cataratas, 227 milhas de pântanos e desfiladeiros, centenas de cobras e escorpiões, árvores gigantescas e milhões de mosquitos transmissores de malária. Antes de terminadas as obras, 3,6 mil homens estavam mortos, 30 mil hospitalizados e uma fortuna em dólares desperdiçada na selva.




“Mad Maria é um romance sem complacência, uma Ilíada proletária onde os deuses são substituídos por políticos corrompidos, Norte-Americanos rapinantes. Chefes sem piedade, e seria errôneo acusar Márcio Souza de maniqueísmo: nenhum de seus personagens redime o outro, Finnegan, o mais confiante, o mais idealista, o mais fraternal, acabará na pele de um assassino. Assim são as coisas em uma Amazônia que deveria inspirar coesão, solidariedade, mas que exacerba egoísmo, multiplica suscetibilidade e conflitos, sacrifica o melhor pelo pior...




Há algo de Zola e de Jack London em Mad Maria. O importante não é este ou aquele personagem, mas a vitória do sistema. Ninguém sai ileso. Aqueles que tentam escapar terminam em bordéis ou, mais radicalmente, acabam decapitados.




Com Mad Maria, Márcio Souza assinou um romance amargo e vingador, sarcástico às vezes. Porém, para dizê-lo cinicamente, o que pode uma flecha de curare contra um exército de bulldorzes?” Jacques Meunier, Lê Monde, 21 de agosto de 1986.




Ao escolher os episódios mais macabros e inacreditáveis dos registros históricos dos cinco anos da construção da ferrovia e concentrando-os em três meses de pesadelo, Márcio Souza força o leitor - neste momento já quase um personagem emaranhado na vegetação - a confrontar o inferno. Mad Maria é um romance amargo e vingador, sarcástico, às vezes. Uma obra-prima da literatura brasileira.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (5)

ver mais
Mad Maria
Mad Maria
Mad Maria
Mad Maria

Similares

(10) ver mais
Breve História da Amazônia
A Amazônia Misteriosa
Fitzcarraldo
Galvez, Imperador do Acre

Resenhas para Mad Maria (15)

ver mais
Ferruada Maria Louca
on 17/4/09


Quando comecei a ler o livro não consegui mais parar. Ácido,realista,triste,necessário,irônico,bizarro,e também humano. Pouco se sabe fora desse eixo Rio-São Paulo e isso parece ser um tipo de anafalbetismo que só com o tempo se lamenta.Antes fosse só geográfico,porém envolve outras terminologias/conceitos/áreas. Não é um choque idealista/especulativo de quem têm razão ou de onde vive/nasce/e aonde a verdade vai parar, é antes de mais nada uma adaptação de situações surreais,de condi... leia mais

Vídeos Mad Maria (1)

ver mais
MAD MARIA, DE MÁRCIO SOUZA

MAD MARIA, DE MÁRCIO SOUZA


Estatísticas

Desejam36
Trocam10
Avaliações 3.8 / 281
5
ranking 30
30%
4
ranking 36
36%
3
ranking 26
26%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

43%

57%

Helena
cadastrou em:
21/01/2009 23:24:18
Jeanine
editou em:
14/02/2023 15:48:58
Jeanine
aprovou em:
14/02/2023 15:49:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR