O sol se põe em São Paulo

O sol se põe em São Paulo Bernardo Carvalho


Compartilhe


O sol se põe em São Paulo





No Japão da Segunda Guerra, um triângulo amoroso envolve Michiyo, Jokichi e Masukichi - uma moça de boa família, um filho de industrial e um ator de kyogen, o teatro cômico japonês. À primeira vista, isso é tudo que Setsuko, a dona do restaurante japonês, tem a contar ao narrador de O sol se põe em São Paulo, novo romance de Bernardo Carvalho. Mas logo a trama se complica e se desdobra em outras mais, passadas e presentes, que desnorteiam o narrador involuntário, agora compelido a um verdadeiro trabalho de detetive para completar a história em que se viu enredado.

Pois o relato de Setsuko aponta para além do desejo, da humilhação e do ressentimento amorosos, e se vincula aos momentos mais terríveis da História contemporânea - tanto do Japão como do Brasil. Romance sem fronteiras, que une a Osaka de outrora à São Paulo de hoje, e esta à Tóquio do século XXI, o romance de Bernardo Carvalho entrelaça tempos e espaços que o leitor julgaria essencialmente separados - e nos quais a prosa de ficção brasileira não costuma se arriscar.

Caberá ao narrador de O sol se põe em São Paulo transitar de um pavilhão japonês no bairro do Paraíso a um cybercafé na Tóquio pós-moderna, das fazendas do interior de São Paulo aos campos de batalha da guerra no Pacífico. Tudo a fim de deslindar uma trama tortuosa, que envolve ainda um soldado raso, um primo do imperador e um escritor famoso (o romancista Junichiro Tanizaki) - também sua própria pessoa, sua própria identidade: pária ou escritor?

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
O sol se põe em São Paulo
O sol se põe em São Paulo

Similares

(23) ver mais
Nove noites
Rakushisha
A maçã envenenada
Outros cantos

Resenhas para O sol se põe em São Paulo (9)

ver mais
Verdade à sombra
on 28/4/11


Para o japonês Junichiro Tanizaki, só as mentiras interessam a um escritor. 'O sol se põe em São Paulo', do brasileiro Bernardo Carvalho, leva o aforismo do autor de 'As Irmãs Makioka' ao status de cosmovisão literária, compondo cada fibra de um tecido narrativo bastante intrincado, mas fascinante. Trata-se de “uma história de homens e mulheres tentando se fazer passar por outros para cumprir a promessa do que são: um ator a quem proíbem atuar; um homem que precisa deixar de ser quem é... leia mais

Estatísticas

Desejam39
Trocam2
Avaliações 3.6 / 159
5
ranking 21
21%
4
ranking 34
34%
3
ranking 34
34%
2
ranking 8
8%
1
ranking 4
4%

46%

54%

Jenifer
editou em:
13/09/2019 16:48:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR