Cinzas do Norte

Cinzas do Norte Milton Hatoum


Compartilhe


Cinzas do Norte





Em Cinzas do Norte, o amazonense Milton Hatoum aprofunda o projeto narrativo de seus livros anteriores - Relato de um certo Oriente e Dois irmãos -, ampliando o foco além do mundo familiar para escrever a "história moral" de sua geração.

Cinzas do Norte, terceiro romance de Milton Hatoum, é o relato de uma longa revolta e do esforço de compreendê-la. Na Manaus dos anos 1950 e 1960, dois meninos travam uma amizade que atravessará toda a vida. De um lado, Olavo, de apelido Lavo, o narrador, menino órfão, criado por dois tios mal-e-mal remediados, que cresce à sombra da família Mattoso; de outro, Raimundo Mattoso, ou Mundo, filho de Alícia, mãe jovem e mercurial, e do aristocrático Trajano.

No centro das ambições de Trajano está a Vila Amazônia, palacete junto a Parintins, sede de uma plantação de juta e pesadelo máximo de Mundo. A fim de realizar suas inclinações artísticas, ou quem sabe para investigar suas angústias mais profundas, o jovem engalfinha-se numa luta contra o pai, a província, a moral dominante e, para culminar, os militares que tomam o poder em 1964 e dão início à vertiginosa destruição de Manaus. Nessa luta que se transforma em fuga rebelde, o rapaz amplia o universo romanesco, que alcança a Berlim e a Londres irrequietas da década de 1970, de onde manda sinais de vida para o amigo Lavo, agora advogado, mas ainda preso à cidade natal.

Outros fios completam o tecido ficcional de Cinzas do Norte: uma carta que o tio Ranulfo envia a Mundo, uma outra que este deixa como legado para o amigo de infância. São versões e revelações que se cruzam ou desencontram, sem jamais chegar a esgotar o enigma de uma vida singular ou a diminuir a dor da derrota final, às mãos da doença, da solidão e da violência. Neste livro, Hatoum escreve uma "história moral" de sua geração.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (4)

ver mais
Cinzas do Norte
Cinzas do Norte
Cinzas do Norte
Cinzas do Norte

Similares

(16) ver mais
Dois irmãos
Nove noites
Órfãos do Eldorado
Relato de um certo Oriente

Resenhas para Cinzas do Norte (79)

ver mais
Vozes em desvio

O terceiro romance de Milton Hatoum é, sobretudo, um drama familiar. Além disso, preocupa-se em preencher suas arestas com uma análise dos tempos sombrios da ditadura militar no Brasil. É uma obra maior entre seus pares contemporâneos. Conhecido por aliar o exotismo da Amazônia com tramas sedutoras, Hatoum abre mão aqui da forte influência de sua origem libanesa, tornando “Cinzas do Norte” o mais “brasileiro” entre seus três primeiros trabalhos. Embora cultuado muitas vezes como o... leia mais

Estatísticas

Desejam248
Trocam8
Avaliações 4.1 / 1.083
5
ranking 41
41%
4
ranking 37
37%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

35%

65%

Vinícius
cadastrou em:
16/01/2009 13:36:47
Jenifer
editou em:
20/06/2021 18:46:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR