Os filhos do imperador

Os filhos do imperador Claire Messud


Compartilhe


Os filhos do imperador





Na Nova York do século XXI os personagens deste romance de costumes cheio de tramas e desavenças são protagonistas de um mundo afetado por uma rapidez intrigante. Em Os filhos do imperador, um fiel retrato das classes privilegiadas, essa dinâmica acaba por misturar pensamentos, crenças e esperanças, resultando num passeio por uma das maiores cidades do mundo. Claire Messud nos brinda de forma muito criativa com uma narrativa que mostra as brigas pelo poder da ideias: as mais sutis e, talvez, mais importantes disputas da atualidade. Este livro é uma obra que representa a riqueza e a decadência, a ganância e o fracasso de uma metrópole e de uma geração de amigos; tudo com beleza, ousadia e inteligência.

Marina, Danielle e Julius se conhecem desde a época da faculdade, e agora, entrando na casa dos trinta anos, percebem que suas certezas - como a ambição de serem importantes formadores de opinião - estão indo por água abaixo. Cada um enfrenta um dilema distinto, com altos e baixos frequentes, mesmo sendo membros da elite intelectual norte-americana.

Filha de pais inteligentes e bem-sucedidos, Marina nunca teve um emprego fixo e adia há anos o desfecho do livro que está escrevendo: o problema não é a crise criativa, mas mudança de planos, suas antigas convicções não são mais as mesmas, e a obrigação de corresponder às expectativas de sua família é muito pesada. E justamente no momento em que mais precisa do pai, ele não a apoia.

Danielle, por sua vez, é a mais bem-sucedida profissionalmente em seu trabalho como produtora de documentários e recebe muitos elogios, mas ainda não conseguiu encontrar um tema que a satisfizesse plenamente. A frustação por ter projetos recusados na emissora de TV em que trabalha é grande, e ela acaba se afastando de possíveis namorados. Mas um caso de amor proibido, que pode surpreender a todos, a aguarda.

Único homem do trio, Julius se esquiva das amigas por namorar David, um executivo que conheceu num emprego temporário de que se envergonha. O fato é que o rapaz acredita merecer um trabalho melhor do que esse, que considera medíocre e o parceiro poderia revelar o segredo para Danielle e Marina. Além do mais, David alimenta um preconceito contra a elite de que os amigos fazem parte.

A vida já estava complicada o suficiente até a vinda do primo de Marina à cidade. Frederick, um rapaz mais jovem não muito sociável, chega a Nova York cheio de criticas à maneira como todos ao seu redor vivem, ao cinismo das relações afetivas e à fraude do sistema educacional norte-americano. Aparentemente, o mais novo dos personagens é também o mais sincero, legítimo e corajoso: consegue confundir ainda mais as certezas de todos, colocando em prova seus valores. Porém, quando menos se espera, algo muito maior acontece e abala o futuro de todo o planeta.

A compreensão dos conflitos humanos e dos tempos atuais é uma das muitas qualidades deste romance ricamente construído. Escolhendo cada palavra minuciosamente, a autora nos mostra seu talento com Os filhos do imperador, conversando com o leitor por meio das referências culturais de hoje.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Os filhos do imperador
Os filhos do Imperador

Similares

(16) ver mais
Os Turistas
O fundamentalista relutante
Cidade pequena

Resenhas para Os filhos do imperador (25)

ver mais
Lista de Livros: Os filhos do imperador, de Claire Messud
on 22/12/13


“David era como um namorado imaginário em carne e osso: legal em todas as formas óbvias, mas também de uma safadeza sutil.” * * “No entanto, Marina sentiu que havia um estranho silêncio ao redor das palavras de Danielle, uma mudez na frase; então ela concluiu que Danielle dizia que estava feliz apenas porque parecia o certo a se dizer, porque não dizer seria odioso. Marina não tinha certeza se havia mérito em apenas dizer: talvez o fingimento às vezes seja o melhor que você pode esp... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam95
Avaliações 2.6 / 308
5
ranking 7
7%
4
ranking 14
14%
3
ranking 37
37%
2
ranking 24
24%
1
ranking 18
18%

21%

79%

Lindenberg
cadastrou em:
29/12/2008 18:28:48
Dali
editou em:
08/07/2021 20:06:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR