O aluno como invenção

O aluno como invenção José Gimeno Sacristán


Compartilhe


O aluno como invenção





Obra que resgata o valor do sujeito escolarizado como um referente essencial para projetar, desenvolver e avaliar a qualidade da educação.

Com um enfonque interdisciplinar, J. Gimeno Sacristán percorre a trajetória seguida pelos menores para se transformarem em escolares sob o olhar vigilantes, disciplinador, protetor e amoroso (às vezes rude e pouco amistoso) dos adultos e, mais especificamente, dos pais, mães, professores e professoras. Além de revelar uma realidade a qual podemos nos tornar insensíveis por estarmos em contato diário, o autor oferece argumentos para resisir as correntes dominantes do pensamento que sacralizam os conteúdos do ensino, como se eles fossem a essência máxima da educação. Quando a preocupação pela qualidade do ensino faz parte de todos os discursos sobre o presente e o futuro dos sistemas educativos é preciso lembrar que a qualidade da educação - que não é necessariamente o mesmo - exige o olhar e se dirigir para o aluno, que, ao melhorar como pessoa, aprendiz e cidadão, torna a sociedade melhor.

Edições (1)

ver mais
O aluno como invenção

Similares


Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 5
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Isabela
cadastrou em:
20/01/2010 10:16:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR