Pacto de Lausanne

Pacto de Lausanne Série Lausanne 30 anos
0 0



Pacto de Lausanne


Comentado por John Stott




Pacto de Lausanne - A Visão Mundial e a Aliança Bíblica Universitária do Brasil têm o prazer de reeditar importantes documentos oriundos a partir do I Congresso Internacional de Evangelização Mundial em Lausanne, Suíça, nesta série denominada "Pacto de Lausanne - 30 Anos".

No ano de 1974, numa pequena cidade da Europa, reuniram-se 2700 líderes evangélicos, de 150 países, com suas diferentes histórias, experiências e práticas. Daquele encontro originou-se um documento que marcou uma parcela significativa de comunidades religiosas em todo o mundo. As reflexões propostas que transitaram em torno daquele evento influenciaram indivíduos e ministérios e contribuíram para alterar a forma como muitos entendias seu compromisso com o Evangelho, com o Senhor e com Sua obra.

Certamente não há unanimidade em relação aos conteúdos apresentados no Pacto de Lausanne. Alguns o consideram muito engajado ou progressista e outros o percebem como uma proposta conservadora, pouco ousada. Há ainda interpretações que o entendem como uma espécie de "terceira via", a partir das diferentes opções teológicas disponíveis. Porém, não há dúvidas de que ele representa e singulariza um processo que demarcou e demarca a comunidade evangélica em diferentes partes do mundo moderno. o Pacto de Lausanne é referência para iniciativas que representam importantes contribuições na construção de sociedades mais justas e igualitárias, contextos em que a presença e a atuação das igrejas evangélicas se singularizam pela busca em atender efetivamente ao chamado que o Pai nos faz, na esperança de que o nosso clamor pela vinda do Reino de Deus seja ouvido.

Estas três décadas não envelheceram o documento, pelo contrário, tornaram-no mais vigoroso, à medida que pautou a reflexão e a prática de diversos grupos evangélicos por todo o mundo. Temas como "evangelho integral", "responsabilidade social", "preservação do meio-ambiente", "evangelho e cultura", "contextualização da mensagem do evangelho" estão no foco de atenção de todas as organizações e grupos cristãos que procuram servir ao Senhor com integridade e à sociedade com relevância. Centenas de milhares de pessoas foram impactadas por uma visão mais integral do Evangelho.

Uma nova geração de líderes surgiu após o Pacto de Lausanne, muitos dos quais nunca tiveram acesso ou mesmo conhecimento do documento. Trinta anos se passaram, mas as premissas, as demandas e a necessidade de "constante Reforma da igreja" são um imperativo para que o Brasil não perca a oportunidade de ser sacudido realmente por um "mover do Espírito Santo", que se manifesta através de um povo escolhido, resgatado, submisso à Palavra e sensível às necessidades do mundo para o qual é novamente enviado. A Palavra de Deus é a base para instruir quanto ao caráter e a conduta desse povo. O Pacto de Lausanne é um documento fruto da reflexão de diversos líderes evangélicos de todo o mundo, guiados pela Palavra, a fim de relembrar a Igreja quanto ao seu chamado de viver a plenitude do Evangelho com "todos os santos" nestes "dias maus".

Edições (1)

ver mais
Pacto de Lausanne

Similares


publicidade

Estatísticas para Pacto de Lausanne

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

65%

35%

Chris
cadastrou em:
02/02/2010 15:49:01


logo skoob
"A rede social é perfeita para amantes da leitura"

Blog do Curioso - IG